Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

CPF INSCRIÇÃO PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO – COMO RESOLVER?

cpf-inscricao-pendente

Com empreendedor, você sabe o que pode causar pendências na inscrição do CPF?

Você vai realizar uma operação simples no banco, como um depósito ou sacar dinheiro, porém o caixa fala que não é possível, seu CPF foi bloqueado por causa de pendência na inscrição. Parece complicado? Nesse artigo vamos te explicar como resolver a situação de CPF com inscrição pendente de regularização. 

Saiba mais tudo o que pode ocasionar esse problema, quais são suas implicações e o mais importante, como você pode resolver o problema na inscrição do CPF de maneira rápida e fácil.

O que é CPF com inscrição pendente de regularização?

É um procedimento utilizado pela Receita Federal para forçar o contribuinte a regularizar sua situação. Quando o CPF apresenta alguma pendência, seja de débito ou cadastro, a Receita Federal realiza sua suspensão, onde atividades simples como operações bancárias, utilização de cartões e até mesmo cadastro comerciais são impedidos enquanto a situação não for resolvida. 

Confira mais sobre: Perdeu o prazo para declarar o imposto de renda? O que fazer?

Qual a causa da pendência na inscrição do CPF?

Esse problema pode ser ocasionado por causas distintas, vamos explicar as principais ocorrências que ocasiona a suspensão do CPF por pendência na inscrição.

Atualização de dados cadastrais 

Essa é a causa mais comum de pendência no CPF, e é ocasionada quando os dados do contribuinte estão desatualizados junto a Receita. Muitas pessoas não alteram os documentos com o nome de casado ou após divórcio e consequentemente terão problemas com a Receita em algum momento. 

Não entrega de declaração de imposto de renda

A Declaração do Imposto de Renda deve ser entregue anualmente no mês de abril, porém muitas pessoas não sabem que são obrigadas a entrega, e na falta do cumprimento da obrigação, a Receita efetua o bloqueio do CPF. Saiba abaixo quem é obrigado a entregar o imposto de Renda. 

Débitos de impostos

Caso o contribuinte possua algum débito não pago junto a Receita Federal, seu CPF também pode ser suspenso até que a situação seja regulada. 

Dentre os impostos mais comuns, estão o Imposto de Renda da Pessoa Física, principalmente quando seu pagamento é parcelado em cotas e também o pagamento da guia de empregada doméstica no e-social podem causar pendências no CPF.

Sócio de CNPJ não baixado

Muitas vezes quando a empresa não tem sucesso o empresário simplesmente abandona o CNPJ, não realizando a baixa formal. Esse procedimento pode ocasionar pendência em todos os CPF que possuem ligação com um CNPJ não encerrado corretamente.

Como faço para regularizar CPF com pendência?

O primeiro passo é realizar a consulta junto a Receita Federal para entender qual a pendência e se será necessário realizar a quitação de algum valor. Nesse ponto a ajuda de um profissional de contabilidade pode ajudar, além do conhecimento, é possível fazer todo o processo remotamente sem ter que se deslocar a uma agência da Receita e enfrentar filas. 

Confira mais: Como escolher uma boa empresa de contabilidade online

Após o levantamento das pendências, deve ocorrer a regularização, se for o caso de alteração de dados, a atualização pode ser feita em uma agência do Correios ou da Caixa Econômica. Caso a pendência seja a entrega de Declaração, deve ser regularizada com a entrega e pagamento da multa. E por fim, se há a existência de débitos, pode-se optar pelo pagamento integral ou parcelamento dos valores.

Quero resolver a pendência do meu CPF com urgência!

Sabemos que o CPF com pendência de inscrição e bloqueado pode ser uma dor de cabeça grande, principalmente quando impede de realizar saques e utilizar cartões bancários. 

Na WSC Contabilidade resolvemos seu problema com qualidade e rapidez, e o melhor, tudo de maneira on-line para você economizar tempo e dinheiro. Realize um contato e conheça nossos serviços.