;

Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Abrir empresa com sócio vale a pena? Tudo que você precisa saber

abrir-empresa-com-socio (1)

Criar um CNPJ surge como solução para muitos brasileiros que buscam uma remuneração com incidência menor de carga tributária, mais autonomia e flexibilidade. Nesse contexto, enquanto alguns desejam empreender sozinhos, outros preferem abrir empresa com sócio.

 

De acordo com dados do Mapa de Empresas, levantamento produzido pelo Ministério da Economia, em 2021 tivemos recorde com a abertura de mais de 4 milhões de CNPJs, um aumento de 19,7% em relação ao ano anterior.

 

Por mais que esse número cresça, não atribua isso à alguma facilidade ou comodismo! Apesar de muitas pessoas elevarem o status financeiro de um empresário, a realidade para a grande maioria dos empreendedores é bem distinta. Principalmente na fase inicial de um negócio, que costuma ser bem desafiadora financeira e logisticamente.

 

Justamente por conta disso, muitos acreditam que contar com apoio de sócios na abertura de uma empresa pode ser vantajoso. Isso porque há uma divisão de tarefas e responsabilidades e cada um pode agregar financeiramente por meio de um investimento inicial.

 

Mas será que abrir uma empresa com sócio vale a pena? É isso que abordamos no decorrer deste texto, e buscamos explicar como funciona uma empresa seguindo um modelo de composição societária plural.

 

Continue a leitura deste artigo e aprenda mais!

Como abrir uma empresa com sócios?

Primeiramente, o empresário que deseja abrir uma empresa com sócio precisa estar ciente de que não poderá se enquadrar como um Microempreendedor Individual (MEI). Obviamente, como o próprio nome indica, essa natureza jurídica é destinada apenas a quem empreende sozinho.

 

Neste caso, então, é preciso escolher outro modelo de negócios. As opções, que são chamadas de naturezas jurídicas, podem ser divididas entre as empresas individuais e as sociedades coletivas.

 

Ao iniciar um negócio em qualquer outra natureza jurídica, é necessário passar pelas seguintes etapas:

 

  1. Elaborar um contrato social;
  2. Checar viabilidade de nome e local pela Junta Comercial ou cartório de pessoas jurídicas;
  3. Registro e inscrições para obtenção de CNPJ;
  4. Obtenção de alvarás e licenciamentos para execução de determinadas atividades.

 

Vale destacar que esse processo pode sofrer alterações de acordo com o local onde você está abrindo sua empresa, o que pode aumentar ou diminuir o tempo de abertura. Por isso, é fundamental contar com o apoio de uma contabilidade.

 

Quais os melhores tipos de empresas para abertura com sócios?

Para escolher a melhor natureza jurídica para abrir empresa com sócio, é necessário entender as particularidades e especificidades de cada uma delas. Neste caso, conheça cada uma delas em detalhe:

Sociedade Empresarial Limitada (Ltda)

A opção mais benéfica e popular para quem deseja abrir uma empresa com sócio é a Sociedade Empresarial Limitada, ou Ltda.

 

Um dos seus principais benefícios é a possibilidade do patrimônio pessoal dos sócios ser separado da empresa. Portanto, caso a empresa contraia dívidas, os empresários não terão que quitá-las com os próprios bens.

Sociedade Anônima (SA)

A Sociedade Anônima geralmente é mais relacionada a grandes corporações e é mais familiar para quem investe em ações. Isso porque elas possibilitam a negociação de ações da empresa, em vez de cotas, como nas outras naturezas jurídicas.

 

Dessa forma, esse modelo societário é vantajoso para quem busca capital de terceiros, uma vez que, em caso de capital aberto, há a possibilidade de negociar as ações na Bolsa de Valores.

Sociedade Simples (SS)

Esta opção é exclusiva para quem pretende constituir um negócio para prestação de serviços e não no segmento comercial. Caso diga respeito a uma profissão liberal, todos os sócios devem ter registro no órgão regulador da categoria específica.

 

Neste modelo, você pode optar pela Simples Limitada ou Simples Pura. A diferença se dá pela separação patrimonial da primeira opção, enquanto a segunda escolha não permite isso.

Leia também: Consultoria contábil: o que é e como ela pode aumentar os lucros da sua empresa.

Quais os benefícios em abrir uma empresa com sócios?

Agora que você conhece os principais tipos de empresa para abertura com sócios, entenda quais são as vantagens em iniciar um negócio fazendo parte de uma composição societária. 

Maior investimento inicial

Uma grande vantagem possibilitada ao abrir uma empresa com sócio é o fato de o investimento inicial poder ser dividido entre ambos empresários. Portanto, ao captar recursos financeiros mais amplos, é possível adquirir mais bens materiais, contratar mais funcionários e investir em uma infraestrutura melhor.

Divisão de responsabilidades

Em grande parte das empresas individuais (com sócio único), é possível que esse empreendedor fique muito atarefado com todas as atribuições envolvidas no seu cargo. Isso pode prejudicar o desempenho em cada um desses setores e inviabilizar o desenvolvimento pleno do negócio.

 

Ao contar com mais um sócio, essa responsabilidade é devidamente dividida, cabendo a cada um cuidar da sua respectiva área de domínio. Portanto, essa divisão de tarefas dá tranquilidade necessária para que cada um cumpra seu papel em prol do crescimento da empresa.

Mais habilidades diferentes

Quando se abre uma empresa com outros sócios, cada um tende a oferecer seu conhecimento pessoal para que a empresa cresça e evolua. Por exemplo, se você domina a área de vendas e seu parceiro a de marketing, ambos conseguem unir suas experiências para conseguir captar mais clientes, vender mais e ter um faturamento maior.

 

Obviamente, quanto maior o número de sócios, mais diversificado é o conjunto de habilidades em cada um dos setores fundamentais dentro de uma empresa.

Quais são as desvantagens?

Agora que você viu os benefícios em abrir uma empresa com sócio, veja quais são as desvantagens:

 

  • Ter que passar pelas burocracias de criar um CNPJ diferente do MEI;
  • Menos autonomia na tomada de decisões;
  • Divisão de lucros pessoal pode ser reduzida;
  • Maiores chances de conflitos de interesses e ideias.

Abrir uma empresa com sócios vale a pena?

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens em abrir uma empresa com sócios, já é possível ter uma noção mais aprofundada de qual desses modelos vale mais a pena.

 

Saiba, porém, que cada caso é um caso, e é preciso planejar tudo e analisar qual dessas escolhas faz mais sentido para o tipo de negócio que você pretende iniciar.

Conte com a WSC Contabilidade para abrir sua empresa!

Independentemente de qual escolha você fizer em relação a abrir uma empresa com sócios, é fundamental contar com o apoio de uma contabilidade nesse processo.

 

Essa ajuda você tem com a WSC Contabilidade! Atuamos em diversos setores empresariais para melhoria da gestão do seu empreendimento. Estamos ao seu lado desde a fase inicial até o período de desenvolvimento do seu negócio.

 

Para entender como podemos ajudar sua empresa a crescer mais, siga as nossas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades, ou entre em contato com nossa equipe caso tenha alguma dúvida.

 

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para ler: Contratação CLT e PJ: conheça as principais diferenças entre as modalidades.