As empresas de representação comercial estão ganhando, são um dos segmentos mais eficientes, criados para a intermediação da relação entre indústria e comércio. Sua atuação ocorre majoritariamente dentro de nichos de mercado.
Abrir uma empresa de representação comercial é uma ótima alternativa para quem deseja se tornar dono do próprio negócio. Pois para este tipo de empreendedorismo não é necessário altos investimentos.
Dessa forma, basta que o profissional conheça o mercado e saiba como atuar na área para potencializar seus ganhos. Logo para se tornar um profissional independente no ramo da representação comercial o empreendedor deve fazer a abertura da sua empresa.
Se você, empreendedor, deseja saber como realizar a abertura da sua empresa de representação comercial, leia o artigo a seguir e entenda como este processo funciona.
Leia também: Contabilidade Para MEI No Barreiro: Entenda As Soluções Da WSC Para O Seu Negócio
O que é uma empresa de representação comercial?
Uma empresa de representação comercial tem a função de realizar a intermediação entre um fornecedor ou produtor de produtos ou serviços aos seus potenciais consumidores.
Dessa forma, fica a cargo da empresa de representação comercial facilitar o relacionamento entre essas duas extremidades, oferecendo e apresentando os produtos comercializados.
Por conta dessas características, é muito comum que o representante comercial seja confundido com o vendedor.
Quem pode abrir uma empresa de representação comercial?
Apesar da representação comercial ser uma boa oportunidade de aumentar seus rendimentos, nem todas as pessoas podem realizar a abertura de uma empresa de representação comercial.
Isso porque, segundo o artigo 4° lei nº 4.886 de 9 de dezembro de 1965, não estar autorizado a atuar como representante comercial quem:
- O falido não reabilitado;
- O que tenha sido condenado por infração penal de natureza infamante, tais como falsidade, estelionato, apropriação indébita, contrabando, roubo, furto, lenocínio ou crimes também punidos com a perda de cargo público;
- O que estiver com seu registro comercial cancelado como penalidade.
Caso você, leitor, não tenha nenhum destes impedimentos, o primeiro passo para abrir uma empresa de representação comercial é a criação de um registro no Core-MG , Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais.
Após a obtenção do registro basta iniciar o processo de abertura de empresa normal de uma empresa.
É possível abrir uma empresa de representação comercial com MEI?
Ainda não é possível abrir uma empresa de representação comercial com o MEI, Microempreendedor Individual. Isso porque, o MEI não está incluído na tabela de atividades permitidas pelo MEI.
Talvez se interesse também por: Gestão Financeira Para Prestadores De Serviços Em Belo Horizonte: Conheça A WSC Contabilidade
Como abrir uma empresa de representação comercial?
Entre as decisões mais importantes que devem ser tomadas ao lidar com o processo de abertura de empresa de representação comercial é a escolha do tipo jurídico.
Por meio da natureza jurídica são definidas regras, exigências e normas que o seu negócio e seus respectivos sócios devem seguir. Para representantes comerciais o tipo jurídico mais indicado são o Eireli e a Sociedade Limitada Unipessoal.
Eireli
A sigla Eireli que significa Empresa de Responsabilidade Individual Limitada, uma modalidade empresarial na qual o empreendedor é o único sócio. Entre as principais características desta natureza jurídica são:
- A necessidade possuir um capital social no valor de 100 vezes o salário mínimo vigente no momento de abertura da empresa;
- Não há limite de faturamento anual, essa questão irá depender do regime tributário escolhido;
- Separação entre patrimônio pessoal e patrimônio empresarial.
Sociedade Limitada Unipessoal
Assim como no Eireli, a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) não necessita de sócios para ser aberta. Conduto a SLU não precisa do capital social mínimo para ser aberto, por isso, não necessita de um grande investimento inicial.
Além disso, neste caso o patrimônio da empresa continua separado do patrimônio pessoal do proprietário. O que significa que em caso de falência os bens do empreendedor não podem ser usados para quitação de débitos.
Após escolher a natureza jurídica desejada agora é o momento de iniciar o processo de abertura da sua empresa de representação comercial no Barreiro.
Passo a passo para abrir uma empresa de representação comercial
Passo 1 – Faça o seu registro no Core-MG;
Passo 2 – Defina o nome da sua empresa;
Passo 3 – Escolha a natureza jurídica;
Passo 4 – Escolha o seu regime tributário, que pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real;
Passo 5 – Verifique o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da categoria;
Passo 6 – Faça o seu registro de pessoa jurídica (CNPJ) na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e na Receita Federal;
Passo 7 – Elabore o seu Contrato de Representação Comercial.
Apesar dos passos deixarem a impressão de que é um processo simples, para realizar a abertura de uma empresa de representação comercial é preciso enfrentar muitas burocracias e ter conhecimento sobre todo o processo e seus impedimentos.
Portanto, se você, empreendedor, deseja ingressar no mundo da representação comercial não deixe de buscar ajuda especializada de profissionais que conhecem o ramo.
Por isso, conte com os serviços da WSC Contabilidade, vasta experiência no mercado de contabilidade e atendemos em toda grande BH. Com serviços de alta qualidade, nossa principal função é ajudar no desenvolvimento e sucesso das pequenas empresas, estamos localizados no barreiro.
Entre em contato conosco e conheça o nosso serviço de abertura de empresa. Se você gostou deste artigo tem interesse em mais conteúdos como este acesse o nosso blog. E não deixe de seguir as nossas redes sociais.
Confira em seguida: Como Faço Para Contratar Uma Contabilidade No Barreiro?