Os donos e sócios são os principais responsáveis pela saúde financeira de suas empresas. Portanto, esses profissionais precisam elaborar um rigoroso planejamento que colabore no controle financeiro, com também, tributários, dentre outros aspectos.
Desta maneira, precisamos compreender quais são os principais indicadores de endividamento. Pensando nisso, abordaremos neste artigo os cinco principais indicadores de endividamento de um negócio. Confira!
O que é Índice de endividamento geral?
Podemos entender como Índice de endividamento geral (EG), um dos indicadores mais simples, além disso ele pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio.
Sendo assim, com seu uso é possível identificar qual o valor total de sua empresa pode esta sendo comprometido, como por exemplo, os valores destinados a pagamentos de custos com seus fornecedores.
O seu cálculo pode ser feito de forma bastante simples: é preciso calcular o valor de suas dívidas e fazer a divisão pelo total ativo. Da seguinte forma EG= (Capital de terceiros/ Ativos totais) X 100.
Sobretudo, é preciso lembrar que o cálculo do Índice de Endividamento Geral, não deve ser realizado, caso o fim desejado seja saber se a sua empresa está falindo.
A sua apuração deverá ser feita de forma periódica, auxiliando assim a identificar possíveis resultados negativos em relação aos seus passivos.
Entenda a margem líquida
A margem líquida, é responsável por apontar a real capacidade de um negócio em gerar lucro, de acordo como sua receita líquida, gerada durante um determinado período.
Desta maneira, tem como principal objetivo auxiliar os empreendedores a identificar e analisar quais são os seus custos e quando apresentam elevações.
Entretanto sua fórmula pode apresentar resultados subjetivos. E por este motivo, a fim de entender melhor o resultado apurado, se este foi bom ou ruim. Sendo assim é preciso relacionar os seus resultados com a realidade do cenário mercadológico.
Ou seja, as grandes empresas, geralmente apresentam uma margem de lucro pequena, pois ganham mais em volume. Assim, é possível afirmar que quanto maior for o resultado da margem líquida, melhor será a receita da empresa.
Em contrapartida, os empreendimentos que operam com uma margem de lucro baixa, apresentam estão mais propensos a terem prejuízos.
Análise dos índices de empréstimos
Tanto o gestor de uma empresa como o seu empreendedor, precisam compreender a que as operações feitas de forma direta ou em forma de bens dentro de uma empresa, devem ser considerados como investimentos.
Deste modo quando uma empresa realizar análises periódicas de seus financiamentos, ela garante o controle de seus pagamentos como também identifica onde e como estão sendo feitas as suas aplicações, como por exemplo:
- Recursos gerados a partir do lucro de uma atividade;
- Capital investido pelos sócios;
- Ações no mercado (empresas que possuem capital aberto);
- Dívidas existentes com terceiros (financiamento bancários).
Assim, é possível afirmar que para cada ação realizada, existe um uma operação de empréstimo e financiamento por trás.
Portanto a fim de compreender como o setor financeiro de uma empresa está fazendo o uso empréstimos, o gestor poderá estudar aspectos fundamentais, como análise completa do capital de giro.
O resultado desta análise pode sofrer influências de três fatores atuantes, são eles :
- Contas a receber;
- Controle de estoque;
- Recursos financeiros e conta bancária.
A Liquidez corrente
Através do cálculo de liquidez corrente, como um dos indicadores de endividamento de um negócio, é possível identificar se o empreendimento conta com recursos financeiros suficientes para a realização de suas operações no decorrer do ano.
Uma vez que, caso o seu resultado seja igual ou maior que 1, a sua empresa possui capital suficiente para a manutenção de seus serviços. Desta maneira, seu cálculo precisa ser feito por meio da fórmula ativo circulante/passivo circulante.
Aliás, o controle de liquidez é uma importante tarefa é extremamente importante tarefa, que ajuda um gestor a perceber com antecedência possíveis riscos financeiros como também prejuízos e saldos negativos. Além disso permite a implementação de ações estratégicas que visam a redução de custos.
O Índice de cobertura de juros
O Índice de cobertura de juros, é um do mais importantes indicador de endividamento de um negócio, responsável por identificar qual a capacidade do empreendimento cobrir o pagamento dos juros de suas dívidas, sem que precise comprometer o capital de giro de sua empresa.
Diante disso, o resultado de seu cálculo é um dos mais relevantes, pois aponta qual o nível de endividamento da empresa, como também qual a sua capacidade de cobertura dos juros
Eventualmente, as empresas que não estão endividadas, são as que mais possuem acessibilidade de financiamento, uma vez possuem maiores condições de arcar com pagamento de suas dívidas e empréstimos bancários.
Contudo, neste caso específico, é preciso levar em conta somente um dos modelos de indicadores de endividamento de um negócio, abordados ao longo de nosso texto.
Ao passo que, cada um dos indicadores apresentados, possuem uma fórmula de cálculo e resultados especifica para cada tipo de situação a ser analisada.
Contudo, caso sejam utilizados em conjunto como estratégia de prevenção, podem resultar em um importante diagnóstico para saúde financeira de um negócio.
Entretanto, além de compreender os indicadores de endividamento de um negócio seus empreendedores, também é precisaram saber como aplicá-los de forma correta.
Por este motivo, conte sempre com o apoio de uma empresa de contabilidade que realize o cálculo dos indicadores de endividamento como também possam auxiliar interpretar o resultado de cada diagnósticos apurado.
Nós da WSC CONTABILIDADE tem como objetivo a prestação de um serviço diferenciado aos seus clientes, além da qualidade e confiabilidade já intrínsecas, nossa empresa fornece um atendimento próximo, realizando visitas periódicas, enviando informativos mensais com as mudanças nas legislações, realizando workshops com o foco no empreendedorismo e sempre cercando o cliente de informações estratégicas que levarão sua empresa ao sucesso.
Gostou de nosso artigo? Utilize o campo de comentário para nos contar como ele pode ser útil para a saúde financeira de seu negócio.
Acompanhe nosso blog e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.