Uma estratégia de crescimento envolve mais do que simplesmente imaginar o sucesso a longo prazo. Se você não tem um plano tangível, na verdade está perdendo negócios – ou está aumentando a chance de perder negócios para os concorrentes.
A chave de qualquer estratégia de crescimento é ser deliberada. Descubra o passo que limita a taxa de crescimento e trabalhe bastante para fazer solucionar esses pontos. Mas, para que isso seja benéfico, você precisa executar as seguintes etapas:
1. Estabeleça uma proposta de valor
Para que sua empresa mantenha um crescimento de longo prazo, você deve entender o que a diferencia da concorrência. Identificar por que os clientes vêm para você para um produto ou serviço. O que o torna relevante, diferenciado e credível? Use sua resposta para explicar a outros consumidores por que eles devem fazer negócios com você.
2. Identifique seu cliente ideal
Você entrou no negócio para resolver um problema para um determinado público. Quem é esse público? Esse público é o seu cliente ideal? Se não, quem você está servindo? Pregue seu cliente ideal e volte a esse público conforme ajusta os negócios para estimular o crescimento.
3. Defina seus principais indicadores
As mudanças devem ser mensuráveis. Se você não consegue medir uma mudança, não tem como saber se ela é eficaz. Identifique quais indicadores-chave afetam o crescimento de seus negócios e dedique tempo e dinheiro a essas áreas. Além disso, o teste A / B corretamente – fazer alterações ao longo do tempo e comparar resultados históricos e atuais não é válido.
4. Verifique seus fluxos de receita
Quais são seus fluxos de receita atuais? Quais fluxos de receita você poderia adicionar para tornar sua empresa mais lucrativa? Depois de identificar o potencial para novos fluxos de receita, pergunte-se se eles são sustentáveis a longo prazo. Algumas ótimas ideias ou produtos interessantes não necessariamente têm fluxos de receita anexados. Tenha cuidado para isolar e entender a diferença.
Leia: Fluxo de caixa: Dicas de boas práticas no fluxo de caixa
5. Olhe para a sua concorrência
Não importa o seu setor, é provável que sua concorrência se destaque em algo com o qual sua empresa está enfrentando dificuldades. Olhe para empresas semelhantes que estão crescendo de maneiras novas e exclusivas para informar sua estratégia de crescimento. Não tenha medo de pedir conselhos. Pergunte a si mesmo por que seus concorrentes fizeram escolhas alternativas. Eles estão errados? Ou seus negócios estão posicionados de maneira diferente? A suposição de que você é mais inteligente raramente está correta.
6. Concentre-se em seus pontos fortes
Às vezes, focar nos seus pontos fortes – em vez de tentar melhorar seus pontos fracos – pode ajudá-lo a estabelecer estratégias de crescimento. Reoriente o campo de jogo para se adequar aos seus pontos fortes e desenvolva-os para expandir seus negócios.
Desenvolver uma estratégia de crescimento não é um processo único. De fato, devido às mudanças nas condições do mercado, tomar decisões estratégicas com base no sucesso de outra pessoa séria tolo. Isso não quer dizer que você não possa aprender com outra empresa, mas implementar cegamente um plano de corte de biscoitos não criará crescimento sustentável.
Você precisa adaptar seu plano para suavizar as ineficiências de sua empresa, refinar seus pontos fortes e se adequar melhor a seus clientes – que podem ser completamente diferentes dos de uma estratégia vaga e de tamanho único.
Bônus: Conte com uma contabilidade como parceira
Os dados da sua empresa devem se prestar a todas as suas decisões estratégicas. Especificamente, você pode usar os dados de seus principais indicadores e fluxos de receita para criar um plano de crescimento personalizado. Dessa forma, você entenderá melhor seus negócios e as nuances de seus clientes, o que naturalmente levará ao crescimento.
Leia: Contabilidade como parceira de gestão de negócios
Aqui na WSC, nós temos como objetivo a prestação de um serviço diferenciado aos nossos clientes, além da qualidade e confiabilidade já intrínsecas. Nossa empresa fornece um atendimento próximo, realizando visitas periódicas, enviando informativos mensais com as mudanças nas legislações, realizando workshops com o foco no empreendedorismo e sempre cercando o cliente de informações estratégicas que levarão sua empresa ao sucesso.
Uma estratégia de tamanho único implica indicadores vagos. Mas um plano específico é um plano bem-sucedido. Quando você adapta sua estratégia de crescimento aos seus negócios e clientes, mantém seus clientes satisfeitos e satisfaz seus desejos e necessidades, o que os fará voltar sempre.
Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!