Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

O que precisamos desenvolver para atuarmos como Líderes 4.0?

A figura daquele gestor “Chefão” está cada vez mais em decadência e isso ocorre porque o cenário nas empresas está mudando drasticamente devido a uma nova era chamada Revolução Industrial 4.0. Ao contrário do que muitos acreditam, as mudanças não ocorrem somente no que se refere a Tecnologia, mas a forma com que lidamos com os nossos Liderados precisa ser bastante discutida e trabalhada.

É fato que a Revolução Industrial 4.0 está transformando digitalmente a forma que vivemos e em uma velocidade incrível de aplicação. Ouvimos termos como Iot (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial), Big Data, Robótica entre tantos outros e nos parece complicado né? Mas não se assuste! Essa nova realidade já está mais do que presente em nossas vidas. Repare como nos últimos anos a forma com que pedimos comida, um carro ou nos relacionamos mudou de tal forma que as vezes não conseguimos mais nos vermos sem essas novas tecnologias. E partindo dessa nova realidade precisamos discutir sobre o desenvolvimento de novas habilidades no que se refere ao relacionamento com o próximo. E não poderia ser diferente no ambiente corporativo: como iremos lidar com equipes com maiores poderes de decisões? Como desenvolver habilidades de um Líder exigidas por essa nova era?

Hoje vemos a importância dos Líderes de atuarem em uma Gestão Horizontal, ou seja, lado a lado com o seus Liderados ouvindo-os, dando a oportunidade de expandir conhecimentos e orientando em decisões que venham a tomar. Algo que tem se tornado muito comum são a presença de equipes auto gerenciáveis e é justamente mediante a essa nova forma de atuação e posicionamento que os novos Líderes precisam entender e desenvolverem outras habilidades.

E para liderar uma equipe que toma suas decisões, que sempre está em busca de novos conhecimentos e tem ciência que precisam trabalhar para obter a produtividade assertiva, o Líder precisa se posicionar como um orientador e estar pronto para ouvir e trabalhar juntamente com os demais integrantes. Veja que não cabe mais a figura de uma pessoa com atitudes autoritárias pois o mesmo não teria um lugar para atuação dentro desse novo formato de gerir Pessoas. Mas afinal, quais são as habilidades a serem desenvolvidas por um profissional que irá atuar como Líder 4.0?

Veja abaixo, algumas formas de desenvolver esse novo formato de atuação

  • Autoconhecimento: Conheça seus pontos fracos e fortes, pois só assim saberá o que precisa desenvolver.
  • Inteligência Emocional: saber reconhecer suas emoções e como lidar com elas irão fazer toda a diferença para que você possa lidar com outras pessoas.
  • Empatia: Coloque-se no lugar das outras pessoas e saiba como elas se sentem! Irá ter noção em como lidar com suas emoções e se livrar de julgamentos.
  • Aprendizado Constante: Em tempos de mudanças o aprendizado passa a ser essencial. “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.” (Alvin Toffler)
  • Líder por exemplo: Não adianta você ter belas palavras de motivação e de ensinamentos se não vive na prática. Tenha exemplos que irão inspirar seus liderados.
  • Desenvolva novos Líderes: Essa é umas das necessidades mais presentes nesta nova era. Se equipes estarão cada vez mais auto gerenciáveis, automaticamente estarão compostas por Líderes que precisam se posicionar como tais para que o conceito desse novo formato de atuação possa obter grandes êxitos.

Fica bem visível que o foco maior da Liderança 4.0 é no próximo, de ouvir, orientar, desenvolver novos talentos para que se possam criar uma rede cada vez maior de colaboração e de compartilhamento de ideias visando sempre o crescimento pessoal e profissional de ambos.

Siga nosso blog e tenha mais informações sobre como a tecnologia está transformando a economia e as empresas. WSC Contabilidade, sempre a frente das informações!