Os profissionais responsáveis pela gerência da empresa devem compreender a importância de realizar um acompanhamento de seus resultados, constantemente, é essencial para assegurar o crescimento e consolidação da empresa no mercado.
Nos indicadores analisados na gestão, estão presentes a rentabilidade e lucratividade, estratégias primordiais para entender se a empresa está apresentando lucros ou prejuízos em suas operações.
Assim, conheça os conceitos de lucratividades e rentabilidade e quais as diferenças entre elas. Acompanhe!
O que é lucratividade e para que serve?
A lucratividade está relacionada ao lucro que foi obtido pela a empresa. Dessa forma é importante que o gestor, saiba que o seu lucro é resultante do cálculo das receitas de vendas, menos o valor de suas despesas e deduções como impostos, taxas, tributos e gerais baixas em um mesmo período.
Assim, a lucratividade estabelece uma relação tanto com a receita total quanto o lucro líquido, sendo ela que estabelece o verdadeiro ganho de uma empresa.
Desta forma o cálculo de sua lucratividade, aponta a porcentagem de ganho em cada venda de produto. Além disso, permite que preço trabalhado em cada mercadoria, seja seguro de modo o negócio tenha bons resultados em seu faturamento.
Como calcular a lucratividade?
Para tornar o processo mais fácil, as empresas costumam estabelecer a lucratividade por meio da fórmula:
Lucro líquido x 100 /receita total = lucratividade
É bom ressaltar, que, em uma empresa, diversos itens podem possuir diferentes percentuais de lucratividade. Assim, é essencial separar os tipos de mercadorias para fechar essa conta.
Um exemplo para isso é nunca misturar sapatos com camisetas ou outras variáveis.
Saiba se a lucratividade está diretamente ligada ao preço
A lucratividade de uma empresa, está relacionada ao número de vendas como também ao preço final de seus produtos ou de serviço. O uso da fórmula simplifica o entendimento dos empreendedores, apontando qual foi o ganho de cada venda.
Contudo, é necessária atenção para que o cálculo esteja correto e apresente o lucro verdadeiro. Para que isso aconteça, é bom que saiba calcular o preço de custo dos seus produtos.
Ao conhecer bem o preço de custo, é fácil atribuir o preço de venda, possibilitando que você saiba qual sua margem de lucro. Deste modo, a lucratividade permite que você mantenha as suas vendas acima do esperado, permitindo que você ganhe mais do que investido.
Concluindo, a lucratividade é um ponto dominante em uma empresa. Se não ocorrer, não é indicado investir.
Pontos para expandir sua lucratividade
É importante que você tenha atenção em dois pontos que expandem sua lucratividade:
- Selecione um fornecedor, com uma boa pesquisa, mantendo qualidade e um bom preço;
- Forneça serviços e produtos de qualidade, pois isso traz relevância e notoriedade para a sua marca.
Leia também sobre Gestão de capital humano: como criar uma equipe de sucesso
O que é rentabilidade?
Ao contrário da lucratividade, que demonstra informações baseadas em um curto período, a rentabilidade é o cálculo que apresenta o percentual de retorno sob o investimento realizado na empresa.
Desta forma, a rentabilidade se torna mais abrangente que a lucratividade e pode ser empregada em itens específicos ou em todo o negócio. Vender muito simboliza lucro bom e retorno somente que a rentabilidade tem seu percentual maior.
Um exemplo para isso são as queimas de estoque, que trazem diversos descontos para os clientes, apesar de dar um rápido retorno para o caixa, são menos rentáveis, pois os lucros são cortados.
No momento de criar estratégias promocionais é essencial considerar a rentabilidade para não ter prejuízo em longo prazo.
Como calcular a rentabilidade?
O cálculo da rentabilidade é fácil e precisa seguir a fórmula:
Rentabilidade = (lucro líquido/investimento) x 100
Conferindo a fórmula da rentabilidade, a fim de saber se seu negócio é rentável, é necessário multiplicar o seu lucro líquido por 100. Logo após, é preciso dividir o valor do seu investimento inicial. A resultante é o quanto o seu investimento rendeu.
Caso o seu resultado for negativo, você deve procurar novas estratégias para poder fazer com que seu negócio seja rentável para recuperar o prejuízo. Assim, a sua empresa apenas será rentável quando seu capital final for maior que seus custos fixos e outras despesas.
Lucratividade X rentabilidade
Mesmo sabendo que a lucratividade e rentabilidade estão correlacionadas, e, muitas vezes serem confundidas, elas possuem significados diferentes.
Assim, a lucratividade está mais ligada ao preço dado aos itens ou aos serviços prestados. Desta forma, quanto maior o preço determinado, maior será o lucro.
Já a rentabilidade inicia a ser estipulada nos primeiros atos do negócio, ao ser planejado.
Antes da abertura do negócio é sempre bom fazer um planejamento, seja qual for a empresa. No planejamento, é normal prever qual será o investimento inicial, os possíveis lucros no mês e se é rentável ou não. Assim, não é indicado vender produtos com um lucro bom, porém sem um consumo mais frequente.
Desta forma, é fundamental que um gestor faça o planejamento de sua lucratividade e rentabilidade, a fim de saber se é interessante realizar novos investimentos.
Concluindo, podemos dizer que a lucratividade e rentabilidade andam juntas, porém não são a mesma coisa. Esperamos que este texto tenha ajudado a você a entender melhor sobre os termos lucratividade e rentabilidade e quais as diferenças.
Conheça mais sobre a WSC Consultoria. Nós podemos te ajudar! Temos como objetivo a prestação de um serviço diferenciado aos seus clientes, além da qualidade e confiabilidade já intrínsecas, nossa empresa fornece um atendimento próximo, realizando visitas periódicas, enviando informativos mensais com as mudanças nas legislações, realizando workshops com o foco no empreendedorismo e sempre cercando o cliente de informações estratégicas que levarão sua empresa ao sucesso.
Gostou de nosso conteúdo? Acesse nosso blog e acompanhe outros informativos sobre o setor contábil.