Um empréstimo tem o poder de auxiliar o empreendedor de micro e pequenas empresas a superar períodos de dificuldades financeiras e se manter em um mercado cada vez mais competitivo.
Diante disso, é sempre bom ter um planejamento financeiro, que oriente tanto nos momentos de flutuações econômicas, crises políticas, como também no momento de
Investimentos para a melhoria do seu negócio.
Ou seja, ele se torna uma ferramenta de extrema importância na vida de toda e qualquer empresa.
Confira a seguir os quais são as linhas de crédito para micro e pequenas empresas e como elas funcionam.
Tipos de linhas de crédito para micro pequenas empresas
Em 2006, foi criada a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, onde ficou estabelecido quais são as práticas favoráveis a cada modelo de negócio.
O seu principal objetivo aumento do nível de competitividade no mercado. Desse modo, para que isso ocorra de forma saudável, foram criadas novas linhas de crédito para micro e pequenas empresas.
Atualmente, existem diversas opções de empréstimo concedidos as micro e pequenas empresas. No entanto, o fator de maior importância é saber identificar quais são as vantagens oferecidas bem como os seus riscos.
Desse modo, é importante se manter atento, principalmente, às taxas de juros que incidem tanto sobre o valor do empréstimo, como também sobre os atrasos de pagamento.
Aproveite para ler: Como Uma Contabilidade Ágil Pode Ajudar Seu Negócio Online?
Financiamento
O financiamento é um tipo de auxílio que deve ser utilizado para se pagar um novo projeto ou realizar em melhorias em uma empresa.
A realização de seu processo está relacionado à contratação de valores mais altos, sendo bastante indicado aos pequenos empresários.
No entanto, ele não se limita à linhas de crédito para micro e pequenas empresas.
Exemplo deste modelo é o FINAME, que é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O seu uso é específico para a compra de máquinas e equipamentos. Sendo assim, para que uma empresa tenha acesso a este modelo de financiamento, é preciso fazer o credenciamento no BNDES.
Outro recurso importante é o Programa de Financiamento às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e ao Empreendedor Individual (FNE MPE), disponibilizado pelo Banco do Nordeste.
Este programa oferece microfinanciamentos no valor de até R$ 360 mil, sendo este auxílio oferecido a diversas empresas do setor industrial.
Linhas de crédito
As linhas de crédito para micro e pequenas empresas, por sua vez, são orientadas aos empreendedores que querem obter crescimento em seus empreendimentos, realizando investimentos de baixo valor.
Além disso, o microcrédito é ideal para o empreendedor individual que deseja tirar o sonho de ter abrir sua própria empresa do papel.
Dessa maneira, conforme o SEBRAE, tanto a Caixa Econômica Federal quanto o BNDES oferecem as melhores linhas de crédito para micro e pequenas empresas para os microempreendedores formais ou informais.
Conforme os dados divulgados pelo próprio SEBRAE, o valor da solicitação deste serviço pode ser de até R$ 20 mil.
Leia também: PRONAMPE – Como Uma Pequena Empresa Pode Conseguir Crédito?
Linhas de crédito para micro e pequenas empresas: Analise a sua situação
Qual empresário não sonha em ver sua empresa crescer e prosperar no mercado de maneira saudável?
Sendo assim, é de fundamental importância que receba orientações de como é possível conquistar as suas metas.
Desse modo, é possível contar com o apoio do SEBRAE e conversar com outros empreendedores de sua cidade em busca de orientações que sejam seguras e colaborem para o sucesso de seu negócio.
Além disso, existem outras dicas que podem auxiliar durante uma tomada de decisão. São elas:
- Fazer o cálculo médio de suas despesas;
- Analisar do mercado e sua concorrência;
- Fazer a análise do cenário econômico e político.
Por fim, compreendendo que a solicitação de financiamento ou microcrédito é o ideal para a sua empresa, será preciso manter a sua gestão financeira em dia.
As linhas de crédito para micro e pequenas empresas possuem diversas vantagens e desvantagens, por isso, se torna fundamental que o empresário seja crítico antes de realizar qualquer decisão.
Gostou de nosso artigo? Aproveite para acessar nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades. E não deixe de conferir nosso artigo sobre: Reestruturação Financeira: Dicas De Como Planejar As Finanças Em Situações Adversas.