Começou, no dia 01 de março, o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021.
Desta forma, todos os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis de valor superior ao estipulado pela Receita Federal, precisam ficar atentos às especificidades do IRPF 2021.
Ou seja, todos os contribuintes que precisam fazer a entrega do IR devem fazer o download do Programa Gerador de Imposto de Renda. Contudo, se esta for a sua primeira vez, pode acabar encontrando dificuldade ao utilizar esta ferramenta.
Faça a leitura do nosso artigo e compreenda como fazer a declaração do Imposto de Renda 2021. Confira!
Quais são os benefícios de fazer a declaração do Imposto de Renda 2021 com uma contabilidade?
Muitos contribuintes podem encontrar dificuldades durante o preenchimento do formulário do Imposto de Renda, levando-os a inserir de forma incorreta os seus dados.
Por isso, ao contratar os serviços de um escritório contábil, o cidadão estará minimizando as chances de erros e dúvidas durante o processo.
Além disso, estará aumentando também as suas chances de conseguir dedução dos impostos pagos.
Desta forma, será preciso empregar bastante cautela durante o preenchimento de todas as informações pessoais, financeiras, de dependentes e etc.
O que evita ser pego pelo Leão e, assim, acabar caindo na malha fina por falta de informações ou informações declaradas de forma incorreta.
Além disso, também é preciso se ater ao período da entrega do Imposto de Renda 2021, que teve início no dia primeiro de março e se estende até o dia 30 de abril.
Os contribuintes que não entregarem suas declarações dentro deste período, poderão sofrer multas por atraso, sendo cobrado uma taxa de 0,33%, podendo chegar até 20% sobre o valor declarado no IR.
Quais as novidades para 2021?
A novidade para este ano é a obrigatoriedade de declarar o recebimento do Auxílio Emergencial, concedido aos brasileiros em função da pandemia do novo coronavírus.
Sendo assim, o contribuinte deve estar atento e comprovar não somente o seu recebimento como também de seus dependentes.
O beneficiário que acumulou rendimentos tributáveis, em 2020, acima de R$ 22.847,76, deve declarar o Imposto de Renda 2021.
Por este motivo, torna- se importante contar com o auxílio de uma contabilidade que possua experiência do mercado e que poderá orientar o cidadão durante toda a realização da declaração do imposto de renda de 2021.
Aproveite para conferir também: PRECISO DE CONTADOR PARA FAZER O IMPOSTO DE RENDA 2021?
Quais são os documentos necessários ?
Alguns documentos são imprescindíveis na hora de fazer a declaração do IRPF 2021. Veja a seguir quais são:
- Declaração de IR (2020);
- Documento oficial de identificação pessoal;
- CPF dos dependentes declarados;
- Informes de todos os rendimentos do contribuinte, do seu cônjuge e dos dependentes (caso tenha);
- Comprovante de instituições financeiras;
- Informes de despesas médicas e com educação;
- Documentos referentes ao recebimento de bens;
- Recibos dos pagamentos de pensão alimentícia ou doação, herança;
- Comprovantes de empréstimos e consórcios.
Se minha declaração estiver errada?
Como foi abordado ao longo deste artigo, a declaração do Imposto de Renda possui certa complexidade, principalmente devido aos inúmeros documentos e informes que precisam ser apresentados.
Devido a isso, muitos contribuintes acabam cometendo pequenas falhas, que podem acabar passando despercebida por ele, porém nunca pela Receita Federal e/ou Fisco.
E, quando isso acontece, ele acaba caindo na famosa malha fina. Este nome foi dado ao processo de verificação de dados e inconsistências, contidas na declaração do imposto, tanto no IRPF como no IRPJ.
Sua ação é como se fosse de uma peneira, identificando possíveis fraudes e impossibilitando que o cidadão receba a sua restituição.
O que ocorre com quem não declarar o imposto de renda?
Os contribuintes que se enquadram nos quesitos de obrigatoriedade de entrega da declaração do IRPF e, que por algum motivo, não entregam a declaração anual, ficam sujeitos a uma série de irregularidades e pendências, como por exemplo a irregularidade do CPF, a proibição de prestar concurso público e de fazer a emissão de passaporte.
Além disso, o contribuinte também deverá pagar uma multa correspondente a 1% sobre o imposto declarado, tendo como valor mínimo de R$165,74 podendo chegar até 20%.
O período de atraso começa a contar a partir do primeiro dia após o encerramento do prazo estabelecido para a declaração.
Aproveite para aprender mais sobre: Imposto de Renda 2021: Aposentado tem que declarar Imposto de Renda?
Como escolher uma contabilidade regulamenta?
Antes que o contribuinte feche um contrato de serviços com qualquer tipo de empresa, é de extrema importância que ele consulte a sua situação de legalidade.
O intuito é verificar se a empresa está devidamente registrada nos órgãos responsáveis.
Sendo assim, é possível verificar se tanto uma contabilidade como o profissional contábil contratado estão hábeis a exercer suas atividades e, assim, ajudar o contribuinte nesta etapa tão importante.
Basta acessar o site do Conselho Federal e consultar o número de registro do cadastro do profissional.
A WSC Contabilidade tem 30 anos de experiência na apuração de tributos federais. Nós realizamos sua declaração de maneira rápida e com a opção de fazer tudo de maneira online a baixo custo.
Além disso, visando contribuir com o social, realiza a destinação de todo imposto apurado nas declarações de seus clientes às instituições de caridade da região, realize sua declaração conosco e ajude também ao próximo.
Possui dúvidas sobre como fazer doações no imposto de renda? Siga as nossas redes sociais e acesse nosso blog e tire todas as suas dúvidas!