;

Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Gestão de pequenas empresas: o que é essencial para meu negócio?

gestao-de-pequenas-empresas

Gestão de pequenas empresas: o que é essencial para meu negócio?

Em um ambiente empresarial  como o brasileiro as pequenas empresas são as mais impactadas por mudanças políticas e econômicas. Apesar deste fato já ser algo conhecido, a pandemia escancarou essas questões. 

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae no último ano com proprietários de pequenas empresas, 40% dos entrevistados citaram a pandemia como principal causa do encerramento de empresas. Enquanto isso, 22% afirmaram que a falta de capital de giro foi primordial para provocar a falência dos negócios. 

 

Apesar da situação parecer um tanto intimidadora, existem maneiras eficientes de proteger a sua empresa e torná-la menos vulnerável diante desses empecilhos. A vista disso, criamos este conteúdo sobre a gestão das pequenas empresas e o que é essencial para o seu negócio! 

O que é uma pequena empresa? 

São consideradas pequenas empresas, aquelas que possuem faturamento anual acima de R$ 360 mil  e menor que R$ 4,8 milhões de reais por ano ou que empregam de 10 a 49 funcionários nos setores de comércio e serviços  ou que  empregam de 22 a 99 pessoas no segmento industrial. 

 

Devido a sua estrutura reduzida, os principais desafios das pequenas empresas são se manter no mercado em meio a uma situação de baixo capital de giro e pouca capacitação. Além do excesso de burocracias para a obtenção de crédito. 

 

Diante de tantas questões, é preciso entender quais são elementos que irão proporcionar mais segurança, produtividade e menos desperdícios de recursos e mão de obra. Por isso, neste tópico iremos expor algumas questões que são essenciais para a sobrevivência do seu negócio. 

 

Aproveite e leia também: Quando Devo Fazer Empréstimo Para Minha Empresa?

 

Dicas de como fazer a correta gestão de pequenas empresas

Cuidar da gestão de estoque 

O estoque é algo extremamente importante para a gestão de uma pequena empresa, seja no segmento de produção de bens ou na prestação de serviços. Os itens que estão no estoque são ativos da empresa e servem de apoio à atividade fim do negócio. 

 

Por isso, cuidar bem do estoque é fundamental para evitar desperdícios, melhorar processos e diminuir os custos. Dessa forma, uma boa gestão de estoque é fundamental para planejar as compras, calcular o giro de mercadorias e reduzir a retirada do dinheiro do caixa. 

 

Para organizar bem o estoque é preciso fazer um inventário, o qual consiste em uma lista de que classifica e quantifica os itens guardados. Dessa forma, a gestão do estoque é feita registrando tudo o que entra e o que sai do acervo da empresa. 

 

Assim, o empreendedor consegue perceber quais itens são os mais lucrativos para a empresa, o que deve ser comprado em menor ou maior quantidade. O que gera informações que possibilitam realizar compras com maior exatidão e assim economizar recursos. 

Prestar atenção à gestão financeira 

Apesar de ser algo considerado óbvio, estar a todo o momento em busca de maneiras de diminuir gastos e despesas deve ser um costume na gestão de pequenas empresas

 

Afinal, ter lucro é fundamental para fazer a empresa crescer. E para fazer isso, o empreendedor precisa entender bem o que significam os números e como realizar os cálculos. 

 

Por isso, fazer a correta precificação dos produtos e serviços e entender como funcionam e o que significam os indicadores financeiros é fundamental para saber do que o seu negócio precisa. 

 

Confira a seguir os indicadores financeiros que devem ter atenção especial do empreendedor: 

 

  • Contas a pagar e a receber;
  • Recebíveis programados e em atraso;
  • Saldos de contas correntes;
  • Fluxo de caixa;
  • Despesas fixas e variáveis;
  • Planejamento financeiro de compras e investimentos.

 

Para ajudá-lo a entender como funcionam esses números, busque o suporte de uma contabilidade especializada! Pode ser uma ótima solução para a gestão da sua pequena empresa. 

Monitoramento de receitas 

Ao colocar os valores recebidos pela empresa em uma única lista de controle, o entendimento do fluxo de recebimentos fica muito mais facilitado. Isso permite que o empresário note rapidamente caso ocorra uma queda no faturamento, permitindo a criação de um plano para superar as dificuldades.

 

Monitorar as receitas não deve acontecer somente em momentos de crise. Também é possível visualizar um crescimento e aproveitar a oportunidade para investir nos produtos e serviços que trazem mais retorno para o seu negócio. 

 

Redução de despesas

Gastar bem os recursos não é uma tarefa simples, afinal não existe uma receita para isso. Contudo, se você sente que precisa trabalhar cada vez mais e enquanto isso, o dinheiro entre cada vez menos, significa que os recursos não estão sendo bem aproveitados. 

 

Dessa forma, criar uma lista completa de despesas e utilizar a tecnologias como softwares de gestão, ou até mesmo a velha planilha, ajuda a visualizar melhor as despesas. Assim é possível identificar como e onde ocorrem os desperdícios. 

 

Entender melhor as despesas aumentam as chances de obter negociações mais vantajosas e a substituição de produtos e serviços em que não foi possível conseguir descontos. 

 

O que achou destas dicas para a gestão de pequenas empresas?

 

Se deseja melhorar a gestão da sua empresa, entre em contato com os profissionais da WSC contabilidade. Somos uma contabilidade com mais de 30 anos de experiência em contabilidade para as pequenas empresas.

 

Se você deseja ver mais artigos sobre contabilidade e gestão de pequenas empresas acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais!

 

Leia em seguida: Capital De Giro Para Pequenas Empresas