O cenário corporativo, tem enfrentando cada vez mais inovações em seus setores. E diante desta nova era, novos processos internos e externos precisam ser adaptados.
Desta maneira a gestão de capital humano, tem se tornado importante ferramenta que além de impulsionar a economia da empresa colabora como grande diferencial competitivo das companhias.
Esta é uma abordagem estratégias que juntamente com a gestão de talentos e competências, expandiram os conceitos que antes não eram explorados pelo setor de RH.
Neste texto, você vai entender a importância da correta gestão de capital humano e o que fazer para criar uma equipe de sucesso. Acompanhe!
O que é Capital Humano?
Quando o assunto é capital, principalmente em meio ao cenário mercadológico, o primeiro aspecto relacionado é ao econômico. Contudo, no âmbito dos recursos humanos este termo se refere a todo o potencial humano que a empresa possui.
Seja através dos conhecimentos pessoais, experiências e habilidade de cada funcionário. Que possibilitem impulsionar financeiramente uma empresa.
Portanto, o uso desta expressão carrega todas as possibilidades e forma de agregar ao seu empreendimento, como por exemplo:
- Nível econômico e estratégicos;
- Diferenciais criativos;
- Conhecimentos gerais;
- Inovação.
Por que a gestão de capital humano é tão importante?
O capital humano é um dos mais valiosos bens de uma organização e muitas vezes o principal. Desta maneira, se torna necessário elaborar mecanismos que possibilite o acompanhamento de seus processos e otimize a realização de sua gestão.
Considerado como bem intangível, mas que traz um retorno mensurável para sua organização. Ele não pode ser tocado fisicamente, uma vez que estamos falando especificadamente de pessoas.
Contudo, por meio de sua gestão é possível aumentar o número de sua receita. Afinal, estamos falando do poder intelectual de uma equipe, de suas formações, experiências profissionais anteriores e atributos pessoais como por exemplo relacionamento interpessoal e simpatia.
A gestão de capital humano, atualmente, vem se tornando imprescindível para que uma empresa possa extrair o máximo da qualidade dos conhecimentos e competências que colaborar para o crescimento e rentabilidade da empresa.
Como fazer uma boa gestão de capital humano e criar uma equipe de sucesso
O setor de RH se tornou uma das áreas mais estratégicas de uma organização. Desta maneira, o time deste setor deve ser composto por profissionais capaz de identificar, motivar e reter os melhores talentos durante o processo de seleção e expansão.
Também é importante, criar oportunidades de crescimento e aprendizado que contribuem no desenvolvimento diário de sua capacidade. Além disso, esses processos possibilitam a identificação de novas habilidades.
Antigamente os profissionais, procuravam por um emprego no qual pudessem ficar a vida todo, hoje em dia, já não é assim. As pessoas procuram diversos tipos de experiências que possam se desenvolver diferentes habilidades.
4 dicas de como fazer uma boa gestão
Agora que você já aprendeu o conceito, veja como é possível fazer a gestão de capital humano de sucesso. Veja nossas 4 dicas a seguir.
1-Conheça o perfil de seus funcionários
Como falamos anteriormente a gestão de talentos e competências vem ganhando cada dia mais o seu espaço dentro das organizações.
Auxiliando assim na definição das competências organizacionais durante os processos de contratação, avaliações de desempenho e conhecimentos, além dos planos de desenvolvimento e sucessão de cargos.
Possibilitando assim, que os líderes de equipe possam delegar tarefas com maior eficiência de acordo com as afinidades e experiências profissionais de cada colaborador. Contribuindo para que um setor ou até mesmo a empresa possa atingir melhores resultados.
2- Aposte em meios digitais e capacite sua equipe
Uma das melhores dicas, que todo gestor deve implementar em sua organização é a cultura de aprendizado e colaboração em equipe. Possibilitando assim que as iniciativas da gestão de conhecimento possam ser utilizadas.
Desta maneira, é preciso investir em cursos on-line, seminários e palestram que possibilite conhecimentos a seus funcionários e assim eles possam aplica-los imediatamente em sua rotina.
Dinâmicas, jogos e metas bonificadas, são excelentes estratégias que podem ser adotadas por diversos modelos de empresa e que auxiliam na gestão do capital humano.
Sendo assim é importante que o setor de RH, possa estar sempre abrindo novos caminhos e oportunidades que engajem a sua equipe e mostre que é possível desenvolver um bom trabalho de maneira leve e divertida.
3-Faça uma boa gestão de desempenho
Para a realização da gestão de desempenho é possível adotar sistemas que permitem um melhor acompanhamento da execução de suas atividades bem como realizar uma profunda analise das avaliações de desempenho.
Muitas vezes a empresas, estão atentas a necessidade de aplicar as avaliações de desempenho com seus colaboradores, no entanto não conseguem fazer a correta analise de seus dados obtidos.
4-Conte com ajuda de uma empresa especializada
As mudanças organizacionais e de cultura no setor de RH, foram fundamentais para otimização e melhoria da gestão de capital humano.
E por esse motivo caso a sua empresa não conte com o setor de RH, conte com o auxílio de uma empresa especializada que possibilite impulsionar os seus resultados, como também em sua gestão de talentos e competências.
Já a utilização das plataformas de HCM (Human Capital Management), colabora na abordagem estratégica dos novos gestores e auxilia no desenvolvimento do banco de talentos da empresa.
Atualmente, como você vem fazendo a gestão de capital humano em sua empresa? Quer entender mais sobre este assunto? Acesse nosso blog e tenha acesso a todos os nossos conteúdo!