O Pix foi uma modalidade de transferência bancária implantada, há um ano, no Brasil que permitiu a transferência de valores por meio bancário de maneira rápida e sem custos.
Devido a sua facilidade, o Pix acabou se tornando um meio de pagamento muito utilizado no comércio. Porém, ainda existem dúvidas de como as vendas por Pix são fiscalizadas, e se é necessário emitir notas fiscais para vendas por Pix.
O que se tem visto no comércio é a redução da utilização de dinheiro vivo, onde a maioria das vendas são pagas atualmente por cartão ou Pix, e sabemos que muitos empresários não declararam as movimentações em dinheiro como forma de reduzir seus impostos.
Nesse artigo vamos te mostrar quais os riscos de não declarar e não emitir notas fiscais nas vendas por Pix.
Aproveite para aprender mais lendo: Máquina de Cartão para Pessoa Física (CPF): Atenção aos Riscos
Empresa pode receber pagamentos via Pix?
O Pix se tornou um novo meio de pagamento e com certeza toda empresa deve disponibilizar a alternativa de receber pagamentos via Pix, quanto mais comodidade ao cliente maior as chances de vendas.
Porém, o empresário deve ficar atento a quantidade movimentada por PIX e a emissão de notas fiscais pela empresa, o grande risco é da empresa possuir uma movimentação bancária muito divergente do total de receitas com notas fiscais.
Leia também: Meios de pagamentos para pequena empresa – WSC Contabilidade
O Pix é fiscalizado pela Receita Federal?
A Receita Federal e Estadual já identificou que as movimentações via Pix, estão substituindo as transações em cartão e dinheiro, e por isso já visualizaram que empresários utilizam o Pix sem comprovação de notas fiscais e estão estruturando formas de fiscalizar essas vendas.
Foi publicado no estado de Minas Gerais o Decreto 48.477 em agosto de 2022, que obriga as instituições bancárias a informar à Receita todas movimentações via Pix realizadas por um CNPJ, da mesma maneira que ocorre atualmente com vendas por cartão.
As transferências via Pix são eletrônicas e possuem o CPF ou CNPJ do comprador, o valor, data e hora da transação, se tornando facilmente rastreável e fiscalizada. Como essa informação já está de posse da Receita, o risco de não emitir nota fiscal da venda por PIX é muito grande para a empresa.
Aprenda lendo: O PIX GERA INFORMAÇÕES A RECEITA FEDERAL? – WSC Contabilidade.
Devo emitir nota fiscal para vendas por Pix?
Por Lei, todas operações de prestação de serviços e vendas devem possuir documento fiscal independente da forma de pagamento, mas sabemos que alguns empresários emitem notas fiscais somente das vendas a cartão, e as vendas a dinheiro e PIX ficam desacobertadas para a redução do imposto pago.
Porém, nossa orientação é que da mesma forma que acontece com o cartão, o risco de não emitir notas nas vendas por Pix é muito elevado, então recomenda-se a emissão de NF em todas as vendas realizadas.
Qual a multa de não emitir nota na venda por Pix?
No caso de uma fiscalização por vendas por Pix sem emissão de nota fiscal, o estado utiliza a alíquota máxima do ICMS de 25%, além da cobrança de multas e juros de acordo com a data da operação. Como as fiscalizações normalmente ocorrem em períodos retroativos de até 5 anos, o acréscimo de multa e juros é elevado.
Para uma empresa do SIMPLES que não emite nota da venda por Pix e sofre uma fiscalização, o imposto pago é 5 vezes maior que o que seria pago de maneira regular.
Além da cobrança do imposto sobre as vendas por Pix caso a empresa seja fiscalizada existe também a possibilidade de exclusão retroativa do SIMPLES Nacional, onde a empresa pode ter um aumento de até 30% no recolhimento dos impostos.
Leia mais: Controle Financeiro para pequenos negócios: entenda como fazer e a importância.
Vale a pena receber pagamento via Pix?
O recebimento de pagamento por meio do Pix é uma nova realidade que deve ser incorporada por todo tipo de negócio, além de estar atualizado as novas tendências, é uma comodidade a mais oferecida ao cliente que gera aumento das vendas.
Porém, o empresário deve se planejar para sempre ter sua operação regularizada quanto ao recolhimento correto de impostos e emissão de notas fiscais de todas as vendas conforme obriga a legislação.
É possível por meio da estruturação de uma gestão financeira e precificação correta a empresa emitir notas fiscais das vendas por Pix e ainda ter uma lucratividade dentro dos padrões do mercado.
Com um bom planejamento elaborado por uma contabilidade especializada, é possível até mesmo a empresa conseguir regularizar toda sua operação gerando ganho em lucratividade, aliando um planejamento tributário ao financeiro.
A WSC Contabilidade possui mais de 30 anos de mercado prestando consultoria a pequenas e médias empresas e pode te ajudar a organizar sua empresa e aumentar seus lucros. Entre em contato e conheça tudo que podemos lhe oferecer.
Entre em contato para conhecer as nossas soluções! Gostou do artigo? Não se esqueça de seguir as nossas redes sociais para mais dicas de gestão, e também leia o nosso blog.
Não deixe de conferir nossas dicas também sobre: https://www.wsccontabilidade.com.br/planejamento-tributario-entenda/