;

Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Emissão de nota fiscal: tudo o que você precisa saber!

Continue a sua leitura e aprenda tudo o que você precisa saber sobre a emissão de nota fiscal em sua empresa. Acompanhe conosco!

A nota fiscal é um importante documento que possui validade jurídica e fiscal para uma empresa. Isso porque ela irá comprovar os processos de compra ou venda de produtos ou prestação de serviços.

Sendo ela é uma ferramenta importante tanto para um consumidor como também para um vendedor. 

Desta forma, todas as empresas, indiferente de seu tamanho, precisam fazer a emissão de nota fiscal, inclusive para os Microempreendedores Individuais. 

Continue a sua leitura e aprenda tudo o que você precisa saber sobre a emissão de nota fiscal em sua empresa. Vamos lá?

 

Quais são os tipos de notas fiscais?

Atualmente, o empreendedor encontra disponíveis cinco tipos de notas fiscais. Veja a seguir quais são:

 

1. Nota Fiscal de Produtos (NF-e) 

A nota fiscal de produtos, NF-e, é o modelo mais utilizado para acobertar a vendas de produtos. Ela pode ser emitida pelo emissor gratuito disponibilizado pelo SEBRAE ou também por sistemas particulares. Além de ser o documento que acoberta vendas, operações como devoluções e remessa de mercadorias também precisam se feitos com Nota Fiscal eletrônica. 

 

2. Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)

Este segundo modelo de emissão de nota fiscal é bastante utilizado para a contratação de serviços, e pode ser emitido pelos programas disponibilizados pelas prefeituras, ou também por emissores particulares. 

Sendo assim, ao emitir uma NFS-e, é preciso se ater: 

  • Valor do imposto, que poderá variar de acordo com as normas de cada município;
  • Deve constar um tipo de serviço;
  • Possui código específico;
  • Salvo em formato XML;
  • Passível de cancelamento. 

 

3. Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

A CT-e é específica para os serviços de transporte de cargas entre municípios e estados, utilizada em grande parte pelas transportadoras. 

É importante lembrar que em uma operação de transporte é necessários dois documentos, a Nota Fiscal da Mercadoria, e o CT-e para amparar a operação do transporte.

 

4. Nota Fiscal ao Consumidor (NFC-e)

A Nota Fiscal do Consumidor, ou NFC-e substitui o antigo Cupom Fiscal, tendo sua emissão feita de maneira mais rápida e sem a necessidade de uma impressora fiscal.

Ele é destinado a consumidores finais pessoa física, e para sua emissão é necessário a empresa contratar um software credenciado. A partir do ano 2021 será obrigatório a todas empresas.  

5. Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e)

Por último, temos o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos, MDF-e, que irá integrar as movimentações conforme o volume de carga e emissão de documentos.

Dessa forma, este modelo deverá ser utilizado por empresas que fazem o transporte de carga entre diferentes municípios e estados, que possuem mais de uma CT-e. 

Aprenda mais lendo: CNPJ Inapto: o que é e quais riscos oferece ao seu negócio?

 

Como emitir uma NF-e?

O primeiro passo a ser dado na emissão de nota fiscal é adquirir um certificado digital. Após isso, o empreendedor poderá acessar o programa emissor de NF-e, serviço este gratuito e disponibilizado pelo Projeto da NF-e e da Secretaria da Fazenda. 

Em seguida são passos a serem dados: 

  • Instalar última versão do JAVA JRE;
  • Fazer o download do programa;
  • Clicar em executar; 

Após serem realizados cada um deste processo, o empreendedor poderá fazer a emissão de nota fiscal.

 

Como saber qual tipo de nota sua empresa emite?

O tipo de nota fiscal que cada empresa deve emitir irá variar conforme a sua atuação no mercado. Isso porque é preciso entender se a sua emissão será referente a produtos ou bens de mercadorias. 

Dessa forma, são fatores a serem observados que podem influenciar na escolha de uma modelo de nota fiscal em sua empresa:

  • Verifique o cadastro fiscal da empresa junto ao Governo;
  • Adquira um certificado digital;
  • Realize o credenciamento na Secretaria da Fazenda;
  • Adote um software emissor de NF-e;

Confira mais em: Tributos sobre o lucro: quais são e como funcionam

 

NF-e para MEI

Um MEI podem fazer as seguintes emissão de notas fiscais:

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e);
  • Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e);
  • Nota Fiscal de Serviços – NFS-e. 

Mas atenção, o MEI não possui obrigatoriedade de emitir notas fiscais para pessoas físicas. No entanto, no que diz respeito a uma pessoa jurídica, a sua emissão é obrigatória. 

Gostou do nosso conteúdo sobre a emissão de notas fiscais? Possui dúvidas sobre qual modelo sua empresa deve emitir? Conte com apoio de nossos especialistas!

Somos mais que uma contabilidade normal, oferecemos tudo aquilo que sua empresa necessita para prosperar. Evite a falência, pague menos impostos e tenha mais lucros.

WSC CONTABILIDADE tem o propósito de “mudar a realidade financeira de seus clientes”, além prestação de serviços contábeis com qualidade e confiabilidade já intrínsecas, nossa contabilidade fornece um atendimento humanizado, procurando entender e solucionar as dores do empresário, com visitas de orientação periódica, informativos mensais com mudanças de legislação e mercado.

Portanto, precisando de ajuda ou quer falar com um de nossos especialistas? Entre em contato agora mesmo conosco. Teremos o prazer em lhe atender.