;

Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

10 Principais dúvidas comuns sobre Microempreendedores – MEI

Ser um microempreendedor individual e trabalhar por conta própria, tem muitas vantagens e oportunidades no mercado. Além de pagar menos impostos, tem descontos em linhas de crédito e a emissão da nota fiscal é mais simplificada. 

Assim, os MEI como são chamados, já correspondem a mais de 8 milhões de pessoas cadastradas nesta categoria, ou seja, um crescimento de mais de 120% nos primeiros meses de 2019 de acordo com o Portal do Empreendedor do Governo Federal. 

Dessa maneira, neste artigo vamos abordar as dúvidas mais comuns do microempreendedor individual. 

O que é MEI? 

É um microempreendedor individual que presta seu serviço de forma autônoma para uma empresa ou para uma pessoa. 

Tem como vantagem principal a desburocratização de impostos e regime tributários. Ou seja, paga menos impostos e o recolhimento do mesmo é feito pela guia DAS -MEI. 

O microempreendedor individual tem vários benefícios como: aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salários-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão. Lembrando que tudo depende do tempo de contribuição. 

O faturamento do microempreendedor individual deve ser anualmente de R$81 mil. E é amparado pela Lei 123/2006, Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  

Principais dúvidas comuns do MEI

1- Como saber se posso ser MEI?

Ao entrar no portal do empreendedor e clicar em formalize-se, será possível ver as atividades na página de cadastro.

2- Quem não pode ser MEI?

Pessoas que são funcionários públicos ou pensionista, estrangeiro sem visto, administrador ou sócio de outra empresa. 

3- Em que situações eu posso me formalizar?

A pessoa pode ser MEI se estiver recebendo o seguro-desemprego. Porém, se ela for registrada no regime CLT, esse benefício é perdido no mês seguinte. 

Do mesmo modo acontece com o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o benefício de prestação continuada da assistência social. 

4- Quais os documentos necessários para a formalização do MEI?

A formalização é gratuita feita no Portal do Empreendedor. Os documentos que são necessários para fazer são o CPF, a data de nascimento e o título de eleitor, podendo ser substituído pelo Imposto de Renda da pessoa física (IRPF).

5- E que precisa ser feito depois do cadastro?

É recomendado que depois do cadastro, a pessoa imprima o DAS-MEI, onde vai ser recolhido as contribuições, junto com cartão do CNPJ no site da Receita Federal e por fim o Certificado de Microempreendedor Individual (CCMEI). 

6- Quanto tempo leva para a formalização?

Alguns minutos. Ressaltando que tudo é feito de forma digital no site do Portal do Empreendedor. 

7- A formalização é gratuita? 

Sim. O microempreendedor individual só começará a pagar depois do pagamento dos tributos. 

8- Tem idade mínima para se formalizar?

É necessário ter 18 anos para ser MEI, porém se a pessoa for emancipada é obrigatório solicitar a declaração de capacidade. 

9- MEI precisa emitir nota fiscal? 

Só é obrigatório, quando o MEI prestador de serviços é contratado por uma pessoa jurídica. Dos demais, ele emite se quiser. 

10- O MEI pode trabalhar de casa? 

Sim. Lembrando que ele deve analisar com a Prefeitura se sua atividade pode ser exercida no seu endereço residencial.

Gostou? Tem mais alguma dúvida? 

Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo!

Leia outros artigos no nosso blog!

📍 A WSC CONTABILIDADE tem como objetivo a prestação de um serviço diferenciado aos seus clientes, além da qualidade e confiabilidade já intrínsecas. 

A nossa empresa fornece um atendimento próximo, realizando visitas periódicas, enviando informativos mensais com as mudanças nas legislações, realizando workshops com o foco no empreendedorismo e sempre cercando o cliente de informações estratégicas que levarão sua empresa ao sucesso.