Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Como o controle de custos pode ajudar na gestão financeira da sua empresa

A maioria dos empresários reconhecem a importância de realizar uma boa gestão financeira, gestão de fluxo de caixa e da gestão de estoque. Contudo, acabam não dedicando a devida atenção ao controle de custos. Sabemos a necessidade um bom planejamento de financeiro e que sem ele uma empresa não vai para frente. E a importância do controle de custos, assim você conseguirá identificar para onde estão indo os recursos de seus lucros, bem como, o controle dos setores que estão obtendo mais gastos para os cofres da empresa. Preparamos para você, este conteúdo onde vamos abordar o que define o controle de custos e como ele pode ajudar na gestão financeira de sua empresa. Leia a seguir!

O que é controle de custos

O controle de custos, é a gestão administrativa dos custos fixos e dos custos variáveis de uma empresa. Uma boa gestão desses custos reflete na redução de despesas e maximizar os lucros. Esse controle, pode ser feito através de diversas ferramentas/ métodos, cada uma usada em busca de um objetivo específico. Entretanto, o resultado final almejado, será sempre o mesmo: identificar os gastos, despesas e investimentos. A fim de reduzir custos e aperfeiçoar processos internos.

Como fazer o controle de custos na sua empresa

Separamos algumas dicas que consideramos importante e que podem ajudar o seu negócio a atingir resultados positivos. Vamos lá:

Custos fixos e variáveis

O custo fixo, são os custos que não aumentam nem diminuem e que não dependem do valor de produção de uma empresa. Resumindo, o gasto será igual ou sofrerá pouca variação durante os meses. Os custos variáveis, como o nome já explica, são os gastos que variam de acordo com o volume de produção. Eles se alteram com o tempo e com o volume de vendas. Ambos os termos precisam ser calculados corretamente, pois permite que um gestor saiba o quantos está sendo gasto em sua produção.

Custos e Despesas

Os custos de uma empresa estão ligados diretamente ao investimento realizado para atividade do negócio. Como por exemplo: compra de materiais, aluguel/compra de imóvel, salários de funcionários, compra de matéria-prima dentre outros. Enquanto as despesas, são os recursos destinados a manutenção da empresa, que não influenciam em sua produção. Como por exemplo; comissão de vendedores, salários de funcionários da área administrativa, conta de telefone e internet e etc. É importante entender que estes dois recursos para que não possam ser confundidos como investimentos feitos em busca de resultados e sim como investimento na manutenção cotidiana da empresa.

Lucratividade e rentabilidade

Tantos os custos como as despesas, são indicativos importantes, para que um gestor consiga realizar um controle de custos de maneira eficiente. A lucratividade de uma empresa fornece números referente a todos os ganhos sobre as vendas realizadas ou serviços prestados. Enquanto a rentabilidade indica o retorno dos investimentos realizados.

Controle de custos na prática

Agora que você já aprendeu importantes parâmetros, chegou a hora de falar sobre o controle de custo, de maneira prática:

Organize o fluxo de caixa

A organização é fundamental, não somente para o setor financeiro como para toda uma organização. Mas nós iremos nos ater à ordem financeira, o que significa que tanto para um empresário quanto a sua equipe devem estar atentos e fazer o controle de todos os valores que entram pelo fluxo de caixa. Todo o dinheiro que entra e sai de uma empresa deve ser identificado e gerenciado. Este critério também vale para o controle de estoque e para o controle de vendas. Elaborar um planejamento orçamentário bem feito, irá garantir mais tranquilidade para a empresa.

Dinheiro fora x dinheiro dentro

Ao realizar o controle de custos deve ser considerado, outros fatores além do dinheiro que entra no caixa diariamente. Como por exemplo os valores que ela tem a receber. Caso a empresa trabalhe com linha de crédito, será preciso ter um controle dos valores referentes às parcelas que seus clientes. Se ela, aceitar pagamentos através do cartão de crédito, deverá ficar atenta aos valores repassados pelo banco. Para manter essa gestão em dia, o gestor pode criar uma planilha para o controle de vendas realizados no cartão, podendo contar também com a ajuda de um bom software de gestão. Sendo obrigatório para qualquer empresa tenha um balanço, entre contas que tem a pagar e contas a receber muito bem controlado. Neste momento, conte com a ajuda de um contabilista, recomenda que esse controle seja feito, no mínimo, com a ajuda de uma planilha de controle de contas a pagar e receber.

Redução de custos

A redução de custos é estratégia muito importante para o controle financeiro. Contudo, não se trata de sair cortando todas as suas despesas por aí, de forma desorganizada. Os cortes de despesas devem ser feitos de maneira planejada, através de plano de ação. O plano de ação adequado, vai lhe ajudar a identificar e planejar a maneira correta de fazer a redução de custos e quais áreas ela vai atingir. Estas são apenas algumas dicas efetivas que podem ajudar um empreendedor a realizar o controle de custos de sua empresa.  Conhece alguma técnica que não abordamos aqui? Compartilhe com a gente, aqui em nossa caixa de comentários. Para ler mais artigos como este acesse nosso blog! Aproveita e siga nossas redes sociais, tem sempre um novo conteúdo com mais dicas por lá.