Saiba táticas para usar o Black Friday para vender mais em seu comércio
Você sabe o que é Black Friday e porque ela é uma oportunidade de alavancar as vendas de seu negócio? Essa data se tornou uma das mais comerciais do ano, perdendo somente para o natal. E neste ano de pandemia é uma excelente oportunidade para os empresários aumentarem seus lucros.
Saiba neste artigo tudo sobre Black Friday e como ela é importante para seu negócio.
O que é Black Friday?
A BLACK FRIDAY iniciou nos Estados Unidos como uma data para o comércio queimar os estoques antigos e levantar caixa para poder preparar as empresas para a temporada de compras natalinas.
A data é marcada para a ultima sexta feira do mês de novembro, antes do feriado de ação de graças (amplamente celebrado na cultura norte americana) e que marca um mês para o natal.
A Black Friday caiu no gosto dos brasileiros e no ano passado movimentou quase 3 bilhões de reais no mercado nacional. Só perdeu por pouco em volume de vendas para o natal, ficando a frente de datas tradicionais para o comércio como o Dia das Mães e Dia das Crianças.
Em 2020 a BLACK FRIDAY está marcada para o dia 27 de novembro
Está data torna-se uma grande oportunidade até mesmo para pequenas empresas, que podem se aproveitar do incentivo ao consumo que é feito pelas campanhas publicitárias realizadas na TV e internet pelas grandes marcas.
Os compradores estão guardando recursos e pretendem gastar alto na Black Friday deste ano. Em pesquisa realizada pelo SERASA, foi constatado que 8 em cada 10 consumidores pretendem comprar algum produto ou serviços na Black Friday e que 40% destes pretende gastar uma quantia superior a R$100,00. O esperado é a data movimentar 3 bilhões de reais no Brasil.
BLACK FRIDAY E CORONAVÍRUS?
Durante a pandemia a maioria dos consumidores brasileiros acabou economizando com gastos com lazer e viagem devido as restrições da pandemia. Sendo assim, de acordo com pesquisas publicadas recentemente, apontam que essas reservas de valores estão sendo utilizadas para compras de itens supérfluos ou de casa, o que torna a previsão de faturamento com a Black Friday ainda maior.
“Para aumentar ainda a possibilidade de venda, ofereça opções de compra aos seus clientes via redes sociais e whatsapp, e sempre disponibilize meios de entrega que podem dar mais conforto e segurança ao cliente evitando aglomerações.”
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Muito mais que uma data especial
A Black Friday é uma excelente oportunidade para conquistar e fidelizar novos clientes. Com um bom atendimento, você pode cativar um público diferenciado que foi atraído em um primeiro momento somente pelas promoções.
Também é um momento de gerar caixa com aquelas mercadorias que estavam “agarradas” em seu estoque. Principalmente para as empresas que passaram um tempo de portas fechadas devido a pandemia, podem ter vários itens sem giro em seu estoque.
Faça um levantamento e exponha com preços baixos tudo aquilo que estava ocupando espaço. É uma oportunidade única para gerar recursos para a empresa.
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Para conseguir lucrar na data o importante é planejar
Para conseguir vender o máximo é importante se organizar. Confira 10 dicas fantásticas para você vender muito na Black Friday.
- Aumente a quantidade de mercadorias à mostra. Quanto mais itens expostos, maior a percepção de preços baixos.
- Reorganize a forma de exposição dos produtos. No caso de roupas ou sapatos, você pode agrupá-los conforme a numeração ou desconto de cada peça.
- Exponha as ofertas mais atraentes à direita da entrada da loja. É para esse lado que o consumidor tende a dirigir o olhar logo que passa pela porta.
- Alinhe a vitrine ao perfil do cliente. No comércio mais popular, é importante anunciar o tamanho dos descontos. Para lojas mais sofisticadas, a simples indicação da Black Friday pode ser suficiente.
- Incentive as compras por impulso expondo itens de menor valor e preço cheio em locais estratégicos, como ao lado do caixa. Com maior margem de lucro, esses produtos ajudam a compensar a rentabilidade menor das mercadorias em oferta.
- Monte pacotes promocionais oferecendo vários itens por um preço apenas.
- Aproveite a Black Friday para coletar dados de clientes e ampliar o cadastro para envio de mala direta.
- Fuja da tentação de anunciar a Black Friday com estardalhaço se você não tiver estoque suficiente para dar conta do recado.
- Analise a possibilidade de adotar cartões de fidelidade para oferecer descontos ao cliente cativo. A Black Friday incentiva quem só comprou pelo preço a voltar à loja.
- Turbine suas vendas utilizando o virtual, com as redes sociais e Whatsapp, divulgue todas suas ofertas, o ideal é já começar a fazer uma campanha para o Black Friday desde o inicio do mês para ir “aquecendo” o cliente.
Agora é só colocar tudo que aprendeu em prática!
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