A Black Friday caiu no gosto dos brasileiros e já consta na agenda do comércio como uma data para faturar muito. Porém, é preciso a empresa se planejar e nesse artigo vamos passar algumas táticas infalíveis de não perder essa oportunidade única. Aprenda nesse artigo como vender na Black Friday.
O que é Black Friday?
A BLACK FRIDAY iniciou nos Estados Unidos como uma data para o comércio queimar os estoques antigos e levantar caixa para poder preparar as empresas para a temporada de compras natalinas. A data é marcada para a ultima sexta feira de novembro, antes do feriado de ação de graças (amplamente celebrado na cultura norte americana) e que marca um mês par ao natal.
A Black Friday caiu no gosto dos brasileiros e no ano passado movimentou quase 3 bilhões de reais no mercado nacional. Só perdeu por pouco em volume de vendas para o natal, ficando à frente de datas tradicionais para o comércio como o Dia das Mães e Dia das Crianças.
LEMBRANDO QUE EM 2019 A BLACK FRIDAY ESTÁ MARCADA PARA O DIA 29 DE NOVEMBRO
A data torna-se uma grande oportunidade até mesmo para pequenas empresas, que podem se aproveitar do incentivo ao consumo que é feito pelas campanhas publicitárias realizadas na TV e internet pelas grandes marcas.
Os compradores estão guardando recursos e pretendem gastar alto na Black Friday deste ano. Em pesquisa realizada pelo SERASA, foi constatado que 8 em cada 10 consumidores pretendem comprar algum produto ou serviços na Black Friday, e que 40% destes pretende gastar uma quantia superior a R$100,00. O esperado é a data movimentar 3 bilhões de reais no Brasil.
O Black Friday é mais que uma data especial
A Black Friday é uma excelente oportunidade para conquistar e fidelizar novos clientes. Com um bom atendimento, você pode cativar um público diferenciado que foi atraído em um primeiro momento pelas promoções.
Também é um momento de gerar caixa com aquelas mercadorias que estavam “agarradas” em seu estoque. Faça um levantamento e exponha com preços baixos tudo aquilo que estava ocupando espaço. É uma oportunidade única para gerar recursos para a empresa.
Como fazer um planejamento para lucrar no Black Friday
Para conseguir vender o máximo é importante se organizar.
Confira 9 dicas fantásticas para você vender muito na Black Friday.
- Aumente a quantidade de mercadorias à mostra. Quanto mais itens expostos, maior a percepção de preços baixos.
- Reorganize a forma de exposição dos produtos. No caso de roupas ou sapatos, você pode agrupá-los conforme a numeração ou desconto de cada peça.
- Exponha as ofertas mais atraentes à direita da entrada da loja. É para esse lado que o consumidor tende a dirigir o olhar logo que passa pela porta.
- Alinhe a vitrine ao perfil do cliente. No comércio mais popular, é importante anunciar o tamanho dos descontos. Para lojas mais sofisticadas, a simples indicação da Black Friday pode ser suficiente.
- Incentive as compras por impulso expondo itens de menor valor e preço cheio em locais estratégicos, como ao lado do caixa. Com maior margem de lucro, esses produtos ajudam a compensar a rentabilidade menor das mercadorias em oferta.
- Monte pacotes promocionais oferecendo vários itens por um preço apenas.
- Aproveite a Black Friday para coletar dados de clientes e ampliar o cadastro para envio de mala direta.
- Fuja da tentação de anunciar a Black Friday com estardalhaço se você não tiver estoque suficiente para dar conta do recado. Se for para fazer a promoção com meia dúzia de itens, é melhor não fazer nada, pois o cliente se sente enganado e acaba não voltando.
- Analise a possibilidade de adotar cartões de fidelidade para oferecer descontos ao cliente cativo. Utilizá-los na Black Friday incentiva quem só comprou pelo preço a voltar à loja, mesmo que não haja ofertas.
Agora é só colocar tudo que aprendeu em prática!
Acompanhe nossos perfis nas redes sociais para mais dicas, e lembre-se: para qualquer dúvida a WSC Contabilidade está sempre pronta para te ajudar.
Não é nosso cliente, não perca tempo, entre em contato que temos uma proposta ideal para atendê-lo!