Durante muito tempo, a contabilidade era utilizada apenas para terceirizar algumas tarefas burocráticas para as empresas. Hoje, ela ainda oferece esses serviços, mas com a modernização do mercado, ela se tornou uma das maiores aliadas de gestores e empresários.
Isso porque, além da execução de tarefas técnicas, ela ainda auxilia na gestão das empresas por meio do oferecimento de relatórios e análises diversas.
Para isso, deve existir uma relação profunda entre contador e empresário, assim, o profissional da contabilidade conhecerá a fundo a sua empresa de modo a potencializar os seus resultados.
No entanto, é preciso que ambas as partes estejam em sintonia, por essa razão, caso você perceba que o suporte contábil não está auxiliando na melhora de seus processos e resultados, pode significar que está na hora de trocar de contabilidade.
Uma dúvida comum entre empresários e gestores é se é possível realizar a migração. Pensando nisso, nossos profissionais prepararam esse artigo, para que você saiba como trocar de contabilidade sem gerar dores de cabeça.
Tenha uma boa leitura!
Quando trocar de contabilidade?
Para que uma empresa melhore os seus resultados, nem sempre ela precisará faturar alto. Isso porque, de nada adiantará um bom faturamento sem que os seus custos estejam controlados a ponto de começar a gerar lucro.
Para alcançar esse equilíbrio que leva à saúde financeira, o suporte de uma contabilidade é uma ferramenta indispensável. Dessa forma, se você percebe que essa importante ferramenta não está trazendo os resultados propostos, é importante ligar um sinal de alerta.
Não existe uma regra no que diz respeito a quando trocar de contabilidade, apenas o gestor poderá indicar quando será o momento certo para fazer isso.
No entanto, existem alguns sinais para estar atento, que podem indicar o momento certo de romper com a parceria, como:
- Descumprimento de prazos;
- Falhas na comunicação;
- Lentidão no processo;
- Falta de proatividade;
- Desconhecimento da legislação;
- Falta de conhecimento sobre o seu negócio.
Ao identificar um ou mais sinais, caso seja pertinente, a troca de contabilidade pode ser o mais vantajoso.
Continue a leitura: Vantagens da contabilidade consultiva para o seu negócio.
Como trocar de contabilidade?
Uma dúvida muito comum em empresários, é se é possível trocar de contabilidade. Esse é um direito garantido para qualquer empresa.
Porém, para evitar gargalos no processo, é preciso executar alguns passos para evitar problemas jurídicos durante a migração.
Estude o contrato de prestação de serviços
Quando sentir que precisa realizar a troca de contabilidade, o primeiro passo é revisar o contrato de prestação de serviços vigente.
A intenção, nesta etapa, é se preparar para o processo. Alguns contratos apresentam diretrizes sobre como proceder em caso de encerramento de contrato, havendo, por vezes, cláusulas de multas ou prazos a serem cumpridos.
Assim, reserve um tempo para ler atentamente o contrato e encontrar as condições de encerramento.
Informe à sua contabilidade atual sobre a troca
O próximo passo é provavelmente o mais incômodo, que comunicar à sua contabilidade atual sobre o encerramento da parceria.
Mas não se preocupe com isso, a rotatividade é prevista nas relações profissionais e qualquer empresa ética irá receber a notícia sem criar qualquer desconforto desnecessário.
Nesse momento, é importante ser sempre cortês e transparente. Seja gentil com os profissionais que estiveram ao seu lado durante esse tempo e seja honesto quanto ao motivo do fim do contrato.
Ainda, é interessante seguir um padrão para comunicar o fim do contrato com a sua antiga contabilidade. Você pode enviar um e-mail ou comunicado, com:
- Agradecimento e envio do distrato de prestação de serviços;
- Pedido de rescisão:
- Data final do contrato;
- Pedido de envio de senha, logins e outras informações da sua empresa;
- Relatório de situação Cadastral;
- Requerimento de envio de sua documentação para outra contabilidade.
Alinhe os detalhes do fim do contrato e registre-o
O próximo passo é, então, alinhar os detalhes do fim do contrato e, claro, da prestação de serviço.
Caso não haja cláusulas que determinem como as partes devem proceder, esses alinhamentos podem ser conversados.
Nessa fase, é a hora de acertar até quando a sua contabilidade atual irá atender a sua empresa antes do fim do contrato e alinhar os acertos financeiros necessários.
É importante que todo o processo seja devidamente documentado para evitar dores de cabeça futuras e garantir a transparência corporativa.
Estude as opções de contabilidade que melhor atendam às suas necessidades
Essa etapa não precisa necessariamente ser feita após as anteriores, é possível realizá-la antes ou simultaneamente às outras.
Não há segredo, mas exige trabalho: você precisará estudar as contabilidades disponíveis e identificar qual melhor atende às suas necessidades.
Apesar de sabermos que o preço é um fator determinante na contratação de serviços, lembre-se sempre que você deve pagar pelo serviço que deseja ter.
Ou seja, se você busca por profissionais experientes e altamente capacitados, esteja pronto para pagar por isso, é um investimento que gera retorno.
Dedique-se a construção dessa nova relação profissional
Por fim, como vimos, o contador é uma figura muito importante nas empresas, sendo responsável por uma parte fundamental de qualquer negócio.
Sendo assim, aproveite a oportunidade também para desenvolver essa relação, fomentando a confiança mútua. Os resultados disso são comprovadamente benéficos para ambas as partes.
Conheça as soluções da WSC Contabilidade!
Está pensando em trocar de contabilidade e contratar os serviços contábeis de uma empresa com experiência e eficiência comprovadas? Conheça a WSC Contabilidade!
A WSC Contabilidade é uma empresa que, há mais de 30 anos, oferece soluções contábeis personalizadas e eficientes para os seus clientes. Sediada em Belo Horizonte – MG, a WSC se tornou referência, especialmente na região do Barreiro, pela sua ética e excelência nas entregas.
Para contar com o suporte dos nossos especialistas, entre em contato e confira os nossos planos.
Para mais conteúdos informativos sobre contabilidade e empreendedorismo, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais.
Leia mais: Assessoria Contábil em Belo Horizonte: porque contar com a WSC Contabilidade.