Serviços Contábeis em Belo Horizonte – MG e Contabilidade | Grupo WSC

Como registrar um funcionário: Dicas para se dar bem nesse processo

Quando a empresa abre um processo seletivo para novos funcionários, ela deve estar ciente que todo esse procedimento pode ser estressante e difícil tanto para eles como para as pessoas que estão concorrendo a vaga. 

Dessa maneira, quando a empresa escolhe uma pessoa para preencher a vaga, ela deve iniciar mais uma etapa de regularização do funcionário, para que ambos estejam em dia com a lei e não sofram penalizações.

Assim, este artigo vai tratar de todos os passos para registrar um funcionário na sua empresa. 

Como registrar um funcionário 

O primeiro passo é saber que tipo de função o funcionário estará, ou seja, se vai ser contratado através da carteira de trabalho ou se vai ser uma pessoa jurídica. 

Decido isso, a empresa deve escolher que tipo de contrato vai ter com essa pessoa. Ele pode ser: 

Contrato de experiência 

A pessoa trabalha por no máximo 90 dias e recebe o salário normalmente, porém não é garantido que ele fique depois disso. 

Ou seja, se o empregador quiser dispensá-lo, ele deve pagar um quarto do 13º salário e o valor proporcional das férias, podendo ter ou não aviso prévio. 

Contrato de trabalho 

Neste modelo, o empregador gostou dos seus serviços prestados durante 30 a 90 dias, e a modificação é feita de automática. 

Dentro desse contrato, deve conter o nome do funcionário junto com a função que ele vai exercer e o quanto ele vai receber por isso. 

Documentos 

A parte mais importante para registrar os funcionários são os documentos. Veja abaixo uma lista dos documentos necessários. 

  • Carteira de trabalho 
  • Certificado de alistamento militar (homens maiores de 18 anos)
  • Exame admissional 
  • Certidão de nascimento/ Casamento 
  • Declaração de dependentes, se houver.
  • Cópia do título de eleitor 
  • Cópia de RG e CPF
  • Cópia do comprovante de escolaridade 
  • Inscrição no PIS/PASEP
  • Comprovante de residência 
  • Foto 3×4 colorida

Todos esses documentos precisam estar preenchidos na carteira até 48 horas, após ter feito o contrato. Até por que a carteira de trabalho não pode ficar com a empresa por mais de 48 horas. 

Exame admissional 

Sem esse exame, o funcionário não pode trabalhar. Esse exame fornece a empresa que aquela pessoa está apta a exercer aquela função.

Ressaltando que a pessoa deve realizar esse exame custeado pela a empresa em um estabelecimento credenciado pelo Ministério do Trabalho. 

Banco de horas 

A nova reforma trabalhista deu mais autonomia para as empresas em relação ao seu banco de horas. Ou seja, deve ser acertado com ambos através de um contrato. 

Folha de pagamento 

A empresa deve prestar muita atenção nessa parte, pois o funcionário tem muitos descontos na folha como por exemplo, FGTS, INSS e contribuição sindical. 

Lembrando que também deve conter os dados do empregador e do empregado, com os números de dias trabalhados e o valor bruto e líquido do salário. 

Dicas de como registrar bem um funcionário 

Contrato em duas vias 

Cabe a empresa a elaborar um contrato de duas vias, onde terá todos os deveres e direitos do trabalhador junto com o da instituição. Tudo deve ser detalhado para que as informações sejam claras para ambos. 

Faça a emissão da Guia do FGTS

O funcionário deve estar registrado do INSS. Esse procedimento é feito pelo site da Caixa Econômica Federal, fornecendo o número do PIS. 

Carteira de trabalho 

Deve ser feita a assinatura da carteira contendo todas as informações necessárias, junto com a assinatura do responsável da empresa. É importante destacar todos os benefícios e a contribuição sindical. 

Informações adicionais 

Todo tipo de informação adicional deve ser passado ao funcionário. Como por exemplo, se a empresa tem algum uniforme e se tem a necessidade de trazer algum material de casa. 

Comunicação 

Para registrar um funcionário, ambos devem prezar por uma comunicação clara e objetiva. Afim de tirar todas as dúvidas sobre esse processo de contratação. 

Treinamento 

Para finalizar um bom registro de funcionário, é importante fazer um treinamento com o novo colaborador para que ele pegue o que precisa ser feito e entenda o processo. 

Desse modo, vimos que para registrar um funcionário é necessário paciência e uma comunicação transparente e objetiva, para que todas as regras sejam cumpridas conforme a lei.

Gostou? Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo!

Leia outros artigos no nosso blog!

📍 A WSC CONTABILIDADE tem como objetivo a prestação de um serviço diferenciado aos seus clientes, além da qualidade e confiabilidade já intrínsecas. 

A nossa empresa fornece um atendimento próximo, realizando visitas periódicas, enviando informativos mensais com as mudanças nas legislações, realizando workshops com o foco no empreendedorismo e sempre cercando o cliente de informações estratégicas que levarão sua empresa ao sucesso.