Para participar de qualquer licitação pública é preciso possuir um CNPJ constituído, além de ter disponível todas as Certidões Negativas e documentos cadastrais de sua empresa em mãos.
Saiba neste artigo tudo sobre COMO GANHAR DINHEIRO COM LICITAÇÕES, vamos explicar desde a parte de cadastro até dicas sobre como ampliar seus lucros.
PORQUE PARTICIPAR DE LICITAÇÕES?
O mercado de licitações públicas é um dos maiores geradores de receitas para empresas privadas, tudo que é executado pelo governo, desde a educação, obras de infraestrutura e até mesmo os equipamentos médicos utilizados na saúde, são comprados por meio de licitação das empresas privadas.
Para o empresário, este pode ser um excelente nicho de mercado, porém é importante se ter alguns cuidados e muito planejamento.
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COMO FUNCIONA UM PROCESSO DE LICITAÇÃO?
A Lei federal que rege um processo de licitação é a 8.666, onde estão condensadas todas as regras desta atividade. A licitação pode ocorrer de muitas formas, onde determinados tipos de serviço só podem ser contratados por determinados tipos de licitação, os mais praticados são:
– Pregão eletrônico;
– Pregão presencial;
– Carta Convite;
– Dispensa de licitação.
“Os mais indicados para as empresas que estão começando são o pregão eletrônico e a dispensa de licitação, pois tem um modelo simplificado para o cadastro, e a maior parte dos itens são comprados utilizando estas duas modalidades”.
COMO REALIZAR O CADASTRO PARA LICITAÇÕES?
O primeiro passo para o empresário estar habilitado para participar de um processo licitatório é realizar seu cadastro no Portal Compras Net, onde serão necessários os documentos cadastrais da empresa apenas no primeiro momento.
“O site compras net é apenas para as licitações do governo federal, cada estado da federação e prefeitura possuem portais próprios para divulgar e habilitar as empresas. Em Minas Gerais por exemplo o cadastro é feito através do site.
O QUE É HABILITAÇÃO CADASTRAL E FINANCEIRA?
Para a empresa se tornar uma fornecedora do governo é necessário que esteja com sua situação regular, para isto são feitas duas habilitações.
-Habilitação Cadastral
Onde a empresa deverá apresentar todas as Certidões Negativas que comprovem que não existem débitos tributários.
-Habilitação Financeira
Onde são cobrados os demonstrativos financeiros contábeis, como balanço e DRE que comprovem que a empresa possui recursos financeiros para cumprir os contratos.
QUANTO TEMPO DEMORA PARA SER PAGO EM UMA LICITAÇÃO?
O prazo pode variar bastante dependendo de órgão e unidade da federação, mas o empresário sempre deve ter em mente que na venda para órgãos públicos o pagamento não tem a liquidez normal do mercado privado, portanto é sempre necessário que exista um Capital de Giro reservado para manter as atividades da empresa e não depender de juros bancários.
As empresas especializadas em Licitação devem possuir um planejamento financeiro muito bem elaborado, pois apesar de realizar vendas em grandes valores, o recebimento pode ser atrasado até mesmo devido a mudanças políticas, tudo deve ser mensurado pelos empresários.
VALE A PENA PARTICIPAR DE LICITAÇÕES?
Sem dúvidas o mercado de licitações é bastante promissor e permite uma possibilidade de ganhos com boa margem de lucro, porém, as empresas que pretendem se aventurar nesta área precisam investir bastante tempo no planejamento do negócio e possuir um capital de giro alto.
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