Qual bairro não possui uma mercearia pequena, aquele famoso mercadinho, que nos momentos emergência podemos encontrar de tudo um pouco? Deste modo, montar uma mercearia pequena pode se apresentar como uma excelente ideia.
Além disso, este modelo de estabelecimento também supre a grande maioria das necessidades dos moradores, sempre de forma simples e ágil.
É por isso que este que é um dos modelos de negócios mais antigos do segmento ainda se apresenta como excelente alternativa para quem deseja investir no setor.
Isso porque o fluxo de uma mercearia é sempre constante, uma vez que as pessoas recorrem sempre a este modelo de estabelecimento devido a sua praticidade.
Estamos falando de um negócio com alto potencial de lucro. Por isso, veja a seguir como montar uma mercearia pequena, confira nossas dicas valiosas!
Quais as principais características de uma mercearia
Embora muitas pessoas ainda conheçam as pequenas mercearias como mercadinhos, existem diferenças cruciais que diferenciam estes modelos de estabelecimentos.
Dessa forma, como o elemento de principal diferença temos a variedade de produtos, que mesmo não sendo muito grande, uma mercearia ainda assim apresenta um maior volume.
Desse modo, as mercearias pequenas existem com o principal objetivo de atender necessidades específicas de um determinado público. Assim, ela atua como uma alternativa viável, ajudando os moradores quando precisam fazer a compra de um produto e não querem ir a um hipermercado ou um centro comercial.
Continue sua leitura e aprenda a seguir como montar uma mercearia pequena.
Dicas de como montar uma mercearia pequena
Agora que o leitor já compreende um pouco mais o assunto, podemos prosseguir para o próximo tópico e apresentar ao leitor dicas de como montar uma mercearia pequena e obter sucesso no mercado.
Planejamento
Está completamente enganado quem imagina que por um estabelecimento ser pequeno, ele não precisa de um bom plano de negócios. Afinal de contas, qual empreendimento é aberto para não apresentar resultados positivos?
Desse modo, é preciso que o empreendedor coloque na ponta do lápis todo o investimento feito e, a partir deste valor, planeje de forma estratégica as suas próximas ações.
Além disso, o empreendedor não deve esquecer de fazer uma ampla pesquisa de mercado. De forma que possa encontrar referências do setor, como também seus principais concorrentes.
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Localização
Devemos lembrar que para que um negócio consiga obter bons resultados, é preciso estar bem localizado.
Desse modo, a localização é um ponto crucial na hora de montar uma mercearia pequena. Logo, está próximo de seu público-alvo é um fator essencial.
Divulgação
Mesmo que o estabelecimento seja pequeno, investir em sua divulgação é algo fundamental e colabora para que mais pessoas saibam de sua existência.
Sendo assim, é possível investir em marketing, criando anúncios em suas redes sociais e compartilhando promoções de forma estratégica. Também é possível criar banners, fazendo seu uso de forma atrativa no frete do estabelecimento.
Estas são algumas das opções que o empreendedor pode utilizar na hora de montar uma mercearia pequena.
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Exigências legais e específicas
A quantidade de burocracias envolvidas no processo de abertura de uma empresa desanima muitos profissionais. E por aqui chegou o momento que vamos falar sobre elas. Mas calma, continue por aqui que vamos te explicar melhor sobre assunto.
Ao montar uma mercearia pequena, é preciso ficar atento à qualquer erro cometido durante o processo de abertura pode atrasar todo o planejamento.
Sendo assim, é essencial contar com o apoio de um profissional especialista em contabilidade. Com auxílio deste profissional, se torna possível dar entrada no processo de forma assertiva, garantindo que todas as etapas sejam concluídas de forma correta.
Além disso, ele também atuará na escolha do melhor modelo de regime tributário, de acordo com o porte da mercearia e também o limite de seu faturamento anual.
Condições de pagamento
Outro fator importante, do qual todo empreendedor deve se ater é as condições de pagamento. Isso porque, cada dia mais, as pessoas têm utilizado catões para fazerem o pagamento de suas compras.
Ou seja, é essencial que os comerciantes se adaptem a esta nova realidade. Não aceitar cartões, certamente, fará com que o empreendedor possa perder a preferência de seus clientes.
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