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Como montar uma cafeteria gourmet?

 Muitas pessoas não sabem, mas os brasileiros são o povo que mais consomem café no mundo, ultrapassando os Estado Unidos que antes ocupava essa posição.

Isso só reforça a necessidade de investir em um local diferenciado para atender esse público crescente.

Se você é um investidor com visão e acredita que esse é um investimento promissor, mas ainda não sabe por onde começar; continue lendo esse artigo para saber como montar uma cafeteria gourmet.

Vamos te mostrar o passo a passo para que ao terminar a sua leitura você esteja cheio de ideias e com vontade de colocar a mão massa!

Qual a diferença entre uma cafeteria gourmet da tradicional?

Uma cafeteria gourmet possui uma responsabilidade maior do que as tradicionais, pois trabalha voltada para um público mais exigente e diversificado.

Quando alguém procura por uma cafeteria gourmet ela quer ter a sua disposição mais que um simples cafezinho. Ela quer encontrar sabores e produtos diferenciados, atendimento inovador, ambiente descolado e sofisticado, e outras coisas que não encontrará em uma cafeteria tradicional.

Os clientes de estabelecimentos gourmet já vão ao local ciente de que todo esse diferencial pode lhe custar mais caro, e mesmo assim, optam pelo gourmet.

Isso deixa o investidor mais tranquilo em oferecer serviços e produtos com mais qualidade e refinamento aos seus clientes, pois sabe que o seu público corresponderá aos valores, sem problemas.

Primeiros passos para montar uma cafeteria gourmet

Para que você possa trazer sempre os melhores produtos para os seus clientes e atender a suas expectativas, você precisa saber o que é bom ou ruim.

A melhor forma de adquirir esse conhecimento é fazendo um curso simples de barista. Com ele você aprenderá soluções que agregaram a sua cafeteria e estará mais preparado para iniciar.

Mesmo que já tenha uma equipe preparada para isso, não deixe de adquirir conhecimento, imprevistos acontecem e em um deles você pode ser ver obrigado a ir para máquina de café. Se você souber ligar a máquina e preparar um ótimo café, já será um diferencial.

Planejamento

Antes de iniciar qualquer negócio é importante elaborar um planejamento. Uma lista com todos os gastos, etapas, produtos, quantidade de funcionários, local, etc.

Um bom planejamento ajudará você a não se perder e dará um melhor direcionamento para seu investimento.

Local

Mais da metade do sucesso da sua cafeteria gourmet dependerá de onde ela ficará localizada. Boa localização e visibilidade são importantes para qualquer negócio.

Por se tratar de uma cafeteria gourmet, será mais bem aceita em alguns bairros do que em outros. Escolhe um local onde o público esteja disposto a pagar mais e que você consiga atender financeiramente as exigências de seu público.

O local pode influenciar no nível de exigência da sua cafeteria, então, cuidado para não sair muito longe da sua zona de conforto e acabar deixando a desejar.

Se o intuito não é montar uma cafeteria gourmet de luxo, procure uma boa localização em um bairro de classe média, assim é possível ter uma diversidade maior de público.

Monte um ambiente confortável, com uma decoração adequada e equilibrada, isso atrairá mais clientes e farão com que eles se sintam melhor e queiram voltar mais vezes.

Fornecedores

Nessa etapa você tem que dispor de mais tempo, pois precisará pesquisar bastante, fazer comparação de preço e qualidade.

Levar o melhor café até seus clientes deve ser um dos maiores objetivos do seu negócio.

Invista em bom atendimento, bolos, doces para acompanhar… mas, nunca se esqueça de que a peça chave é, e sempre será o café. É por causa dele que os clientes irão até a sua cafeteria gourmet.

O bom café que decidirá se os clientes voltarão, ou não!

Quadro de funcionários

A quantidade inicial de colaboradores dependerá do seu orçamento e do tamanho da sua cafeteria gourmet.

Quando se tem um orçamento médio para um estabelecimento pequeno, para iniciar você pode montar a sua equipe com um caixa, uma cozinheira ou confeiteira, um ou dois atendentes (isso dependerá da quantidade de clientes atendida por dia), e um auxilia de limpeza.

O barista, obviamente não pode faltar. Ele é o responsável pelo café, e deve ser atencioso com os clientes, estar sempre informado sobre as novas tendências do mercado e ser bom no que faz.

Como conhecer a concorrência pode me ajudar a montar minha cafeteria gourmet?

Ao conhecer melhor a sua concorrência você aprender com os erros e acertos dos seus concorrentes.

Primeiro você precisa descobrir quem é o seu concorrente local. O fato de que só tenha a sua cafeteria gourmet no bairro, não significa que você não tenha concorrente.

O seu concorrente pode ser uma padaria, lanchonete, até mesmo um supermercado que venda café dentro da loja, até o consultório de dentista que serve café gratuito na sala espera, pode ser seu concorrente.

Feito isso, avalie habilidades dos seus concorrentes. Se forem boas, como a sua cafeteria gourmet pode superá-las? Se forem ruins e não trazerem bons resultados aparentemente para o seu concorrente, como fazer diferente?

Ter onde se basear inicialmente pode facilitar e adiantar o processo. Só não se esqueça de sempre usar a ética profissional.

Observe as estratégias para te ajudar a montar as suas se baseando nos resultados, e não, copiando a concorrência de forma desrespeitosa e antiprofissional.

Qual a importância da contabilidade?

A contabilidade é importante, pois quando você for montar a sua cafeteria gourmet precisará de:

  • CNPJ;
  • Registro na previdência social;
  • Contrato social;
  • Inscrição na Secretaria da Fazenda;
  • Autorização para emitir notas fiscais;
  • Alvará de funcionamento.

Além do auxílio para conseguir todos os documentos listados acima, o contador dará todo suporte financeiro  através de um planejamento.

O bom planejamento financeiro evitará prejuízos, gerará mais economia e melhores lucros. O equilíbrio e sucesso financeiro dos seus negócios dependerão muito dessa de uma boa contabilidade.

 

Por que devo apostar em Marketing ?

Marketing é alma do negócio, é através dela que o seu negócio será visto, e a sua empresa poderá se comunicar com seus futuros clientes.

Boas estratégias de Marketing levarão até você o seu público alvo. E você pode realizar essa etapa de formas diferentes.

Em off, você pode investir em banner ou fachadas com promoções convidativas, para levar as pessoas que transitarem em frente a cafeteria a entrar.

Cartões fidelidade, degustação de produtos, panfletos, anúncios em rádios e emissoras locais também são ótimas formas de divulgar o seu negócio.

Para ter um alcance maior o ideal é o Marketing Digital, através das redes sociais, blog, impulsionamento, entre outros.

Se sentir dificuldades em realizar essa etapa, você também pode contar com auxílio de uma empresa especializada nessa área e assim, ter melhores resultados.

Como já havíamos dito no inicio do texto, montar uma cafeteria não é uma tarefa simples, é necessário planejamento, paciência, tempo e dinheiro.

No entanto, você pode contar com profissionais capacitados que podem facilitar esse processo, torná-lo mais rápido e também econômico.

Se mesmo depois desse passo a passo ainda sentir dificuldade em montar sua cafeteria gourmet sozinho, não deixe de buscar ajuda profissional.

Fazendo a escolha certa, você não irá se arrepender e só acrescentará ainda mais em seu negócio.

Bom trabalho e bons negócios!

 

Considerações finais

A WSC Contabilidade tem 30 anos de experiência e tem como objetivo a prestação de um serviço diferenciado aos seus clientes, além da qualidade e confiabilidade já intrínsecas, nossa empresa fornece um atendimento próximo, realizando visitas periódicas, enviando informativos mensais com as mudanças nas legislações, realizando workshops com o foco no empreendedorismo e sempre cercando o cliente de informações estratégicas que levarão sua empresa ao sucesso.

Entre em contato pelo whatsapp e consulte condições.