Muitas pessoas não sabem, mas os brasileiros são o povo que mais consomem café no mundo, ultrapassando os Estado Unidos que antes ocupava essa posição.
Isso só reforça a necessidade de investir em um local diferenciado para atender esse público crescente.
Se você é um investidor com visão e acredita que esse é um investimento promissor, mas ainda não sabe por onde começar; continue lendo esse artigo para saber como montar uma cafeteria gourmet.
Vamos te mostrar o passo a passo para que ao terminar a sua leitura você esteja cheio de ideias e com vontade de colocar a mão massa!
Qual a diferença entre uma cafeteria gourmet da tradicional?
Uma cafeteria gourmet possui uma responsabilidade maior do que as tradicionais, pois trabalha voltada para um público mais exigente e diversificado.
Quando alguém procura por uma cafeteria gourmet ela quer ter a sua disposição mais que um simples cafezinho. Ela quer encontrar sabores e produtos diferenciados, atendimento inovador, ambiente descolado e sofisticado, e outras coisas que não encontrará em uma cafeteria tradicional.
Os clientes de estabelecimentos gourmet já vão ao local ciente de que todo esse diferencial pode lhe custar mais caro, e mesmo assim, optam pelo gourmet.
Isso deixa o investidor mais tranquilo em oferecer serviços e produtos com mais qualidade e refinamento aos seus clientes, pois sabe que o seu público corresponderá aos valores, sem problemas.
Primeiros passos para montar uma cafeteria gourmet
Para que você possa trazer sempre os melhores produtos para os seus clientes e atender a suas expectativas, você precisa saber o que é bom ou ruim.
A melhor forma de adquirir esse conhecimento é fazendo um curso simples de barista. Com ele você aprenderá soluções que agregaram a sua cafeteria e estará mais preparado para iniciar.
Mesmo que já tenha uma equipe preparada para isso, não deixe de adquirir conhecimento, imprevistos acontecem e em um deles você pode ser ver obrigado a ir para máquina de café. Se você souber ligar a máquina e preparar um ótimo café, já será um diferencial.
Planejamento
Antes de iniciar qualquer negócio é importante elaborar um planejamento. Uma lista com todos os gastos, etapas, produtos, quantidade de funcionários, local, etc.
Um bom planejamento ajudará você a não se perder e dará um melhor direcionamento para seu investimento.
Local
Mais da metade do sucesso da sua cafeteria gourmet dependerá de onde ela ficará localizada. Boa localização e visibilidade são importantes para qualquer negócio.
Por se tratar de uma cafeteria gourmet, será mais bem aceita em alguns bairros do que em outros. Escolhe um local onde o público esteja disposto a pagar mais e que você consiga atender financeiramente as exigências de seu público.
O local pode influenciar no nível de exigência da sua cafeteria, então, cuidado para não sair muito longe da sua zona de conforto e acabar deixando a desejar.
Se o intuito não é montar uma cafeteria gourmet de luxo, procure uma boa localização em um bairro de classe média, assim é possível ter uma diversidade maior de público.
Monte um ambiente confortável, com uma decoração adequada e equilibrada, isso atrairá mais clientes e farão com que eles se sintam melhor e queiram voltar mais vezes.
Fornecedores
Nessa etapa você tem que dispor de mais tempo, pois precisará pesquisar bastante, fazer comparação de preço e qualidade.
Levar o melhor café até seus clientes deve ser um dos maiores objetivos do seu negócio.
Invista em bom atendimento, bolos, doces para acompanhar… mas, nunca se esqueça de que a peça chave é, e sempre será o café. É por causa dele que os clientes irão até a sua cafeteria gourmet.
O bom café que decidirá se os clientes voltarão, ou não!
Quadro de funcionários
A quantidade inicial de colaboradores dependerá do seu orçamento e do tamanho da sua cafeteria gourmet.
Quando se tem um orçamento médio para um estabelecimento pequeno, para iniciar você pode montar a sua equipe com um caixa, uma cozinheira ou confeiteira, um ou dois atendentes (isso dependerá da quantidade de clientes atendida por dia), e um auxilia de limpeza.
O barista, obviamente não pode faltar. Ele é o responsável pelo café, e deve ser atencioso com os clientes, estar sempre informado sobre as novas tendências do mercado e ser bom no que faz.
Como conhecer a concorrência pode me ajudar a montar minha cafeteria gourmet?
Ao conhecer melhor a sua concorrência você aprender com os erros e acertos dos seus concorrentes.
Primeiro você precisa descobrir quem é o seu concorrente local. O fato de que só tenha a sua cafeteria gourmet no bairro, não significa que você não tenha concorrente.
O seu concorrente pode ser uma padaria, lanchonete, até mesmo um supermercado que venda café dentro da loja, até o consultório de dentista que serve café gratuito na sala espera, pode ser seu concorrente.
Feito isso, avalie habilidades dos seus concorrentes. Se forem boas, como a sua cafeteria gourmet pode superá-las? Se forem ruins e não trazerem bons resultados aparentemente para o seu concorrente, como fazer diferente?
Ter onde se basear inicialmente pode facilitar e adiantar o processo. Só não se esqueça de sempre usar a ética profissional.
Observe as estratégias para te ajudar a montar as suas se baseando nos resultados, e não, copiando a concorrência de forma desrespeitosa e antiprofissional.
Qual a importância da contabilidade?
A contabilidade é importante, pois quando você for montar a sua cafeteria gourmet precisará de:
- CNPJ;
- Registro na previdência social;
- Contrato social;
- Inscrição na Secretaria da Fazenda;
- Autorização para emitir notas fiscais;
- Alvará de funcionamento.
Além do auxílio para conseguir todos os documentos listados acima, o contador dará todo suporte financeiro através de um planejamento.
O bom planejamento financeiro evitará prejuízos, gerará mais economia e melhores lucros. O equilíbrio e sucesso financeiro dos seus negócios dependerão muito dessa de uma boa contabilidade.
Por que devo apostar em Marketing ?
Marketing é alma do negócio, é através dela que o seu negócio será visto, e a sua empresa poderá se comunicar com seus futuros clientes.
Boas estratégias de Marketing levarão até você o seu público alvo. E você pode realizar essa etapa de formas diferentes.
Em off, você pode investir em banner ou fachadas com promoções convidativas, para levar as pessoas que transitarem em frente a cafeteria a entrar.
Cartões fidelidade, degustação de produtos, panfletos, anúncios em rádios e emissoras locais também são ótimas formas de divulgar o seu negócio.
Para ter um alcance maior o ideal é o Marketing Digital, através das redes sociais, blog, impulsionamento, entre outros.
Se sentir dificuldades em realizar essa etapa, você também pode contar com auxílio de uma empresa especializada nessa área e assim, ter melhores resultados.
Como já havíamos dito no inicio do texto, montar uma cafeteria não é uma tarefa simples, é necessário planejamento, paciência, tempo e dinheiro.
No entanto, você pode contar com profissionais capacitados que podem facilitar esse processo, torná-lo mais rápido e também econômico.
Se mesmo depois desse passo a passo ainda sentir dificuldade em montar sua cafeteria gourmet sozinho, não deixe de buscar ajuda profissional.
Fazendo a escolha certa, você não irá se arrepender e só acrescentará ainda mais em seu negócio.
Bom trabalho e bons negócios!
Considerações finais
A WSC Contabilidade tem 30 anos de experiência e tem como objetivo a prestação de um serviço diferenciado aos seus clientes, além da qualidade e confiabilidade já intrínsecas, nossa empresa fornece um atendimento próximo, realizando visitas periódicas, enviando informativos mensais com as mudanças nas legislações, realizando workshops com o foco no empreendedorismo e sempre cercando o cliente de informações estratégicas que levarão sua empresa ao sucesso.
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