Como fidelizar clientes? Esta é uma pergunta que qualquer empreendedor ou empresários faz.
Porém, não há uma única resposta para este questionamento, uma vez que o que o cliente deseja irá depender de quem é o seu cliente, do produto ou serviço oferecido e principalmente das tendências de mercado que fazem parte do momento vivido.
Tudo isso, torna o ato de fidelizar clientes algo complexo e que deve ser revisto dia a dia. Portanto, para aprender como fidelizar clientes é preciso investir em comunicação, qualidade dos produtos e principalmente relacionamento. Assim é possível fazer com que a credibilidade da empresa para com o seu público-alvo se fortaleça cada vez mais.
Pensando em facilitar essa jornada, criamos este conteúdo com 10 estratégias que irão ajudá-lo a fidelizar e encantar os seus clientes. Vamos lá?
Leia assim que terminar este artigo: Precificação: como calcular o preço do seu produto ou serviço.
O que é a fidelização de clientes?
O processo de fidelização de clientes se trata da consolidação de uma relação de confiança entre empresa e consumidor após viver uma experiência de compra positiva. Para tal, é necessário que a empresa esteja entre as preferidas do consumidor, assim ele irá retornar a fechar negócio com a instituição sempre que possível.
Assim a fidelização funciona como um termômetro, o qual mede a probabilidade dos clientes de retornarem a marca de forma contínua e repetida. Dessa forma, podem ser sinais de fidelização quando:
- O consumidor compra itens somente com uma determinada marca;
- Quando ele indica uma empresa para terceiros;
- Ou quando confia a ponto de comprar uma boa quantidade de produtos e serviços de uma única vez.
Agora que você já sabe do que se trata a fidelização, continue lendo o artigo e veja tudo o que você precisa saber sobre a fidelização de clientes.
Motivos para fidelizar clientes
Valorizar a fidelização de clientes vai muito além de apenas contar com os rendimentos promovidos por um conjunto de consumidores cativos. Este processo também representa oportunidade de fortalecimento da marca e consolidação da empresa no mercado no qual ela atua. Confira abaixo os principais motivos para que você comece a estruturar agora mesmo estratégias para encantar seus clientes:
Negócios contínuos
Ao estabelecer uma relação de confiança com a sua empresa, o cliente que foi fidelizado servirá como uma ponte para o lançamento e implementação de mudanças em seus produtos ou serviços.
Isso ocorre porque, nesta fase, o consumidor estará mais disposto a gastar com novidades que a sua empresa oferecer.
Oportunidades de vendas cruzadas
Conforme citado na introdução deste conteúdo, a fidelização se trata da criação de relacionamento com o cliente o qual consiste em observação do comportamento do mesmo e identificação de tendências e preferências.
Dados que podem ser muito convenientes para criar oportunidade de compra com produtos que de fato sejam atraentes para o seu consumidor.
Essa tática é chamada de venda cruzada ou cross selling e tem como finalidade aumentar o volume de vendas, mas sem precisar atrair novas pessoas.
Marketing boca a boca
Quando o cliente acredita e confia verdadeiramente no seu trabalho, os esforços com divulgação e prospecção podem ser reduzidos.
Uma vez que os clientes fidelizados são uma fonte significativa de prospecção, conduzindo amigos, familiares e conhecidos para o uso da sua marca. Com comentários positivos em sites como o Reclame Aqui e nas avaliações no Google Meu Negócio, podem ajudar terceiros na decisão de fechar ou não uma compra com a sua organização.
Mais flexibilidade frente a situações adversas
Caso ocorram imprevistos ou erros na entrega do serviço, os clientes fidelizados tendem a ser mais flexíveis e compreensíveis com a sua empresa.
Afinal, eles já sabem como funcionam seus produtos e serviços e por isso, entendem que o imprevisto não representa a empresa e seu padrão de comportamento.
Maior economia e receita
Trazer novos clientes é algo que exige esforço e principalmente envolve a geração de custos, com mão de obra para prospecção, como vendedores ou representantes comerciais, gastos com marketing e publicidade. Por isso, ao contar com uma clientela fiel o empreendedor sabe que uma parte significativa das vendas já estão praticamente fechadas.
Agora que você já entendeu quais são as principais vantagens da fidelização de clientes, veja a seguir 10 estratégias para encantar os seus clientes!
10 estratégias para encantar seus clientes
Resumindo, fidelizar clientes significa estabelecer um relacionamento de confiança e assim tornar o seu consumidor um defensor da sua marca.
Para tanto, não existe uma receita exata, porém há algumas técnicas que podem ser aplicadas para ajudá-lo nessa empreitada. Veja abaixo 10 estratégias para fidelizar clientes:
1.Oferecer uma experiência de consumo exclusiva;
2.Ter um atendimento ao cliente de qualidade;
3.Antecipar suas necessidades;
4.Empatia e personalização durante a venda;
5.Comunicação clara e objetiva;
6.Transparência e flexibilidade durante a negociação;
7.Programas de fidelidade com benefícios e ofertas exclusivos;
8.Equipe bem treinada e focada na satisfação do cliente;
9.Criação de um sentimento de comunidade e pertencimento;
10.Saber aceitar críticas e sugestões dos clientes.
O que você achou destas 10 estratégias de fidelização de clientes? Está pronto para começar este processo na sua empresa? Então entre em contato com os profissionais da WSC Contabilidade, teremos prazer em auxiliar na execução do seu projeto. Conheça o nosso serviço de Consultoria Empreendedora!
Se deseja ver mais artigos como este acesse o nosso blog e para mais novidades sobre gestão de empreendedorismo acompanhe as nossas redes sociais.
Você também vai gostar: Gestão de pequenas empresas: o que é essencial para meu negócio?