O setor de panificação é bastante concorrido, o mercado é amplo e comporta itens de um serviço básico utilizado por diversas pessoas.
Apesar de ser concorrido e desafiador, é um segmento que proporciona grandes possibilidades de ganhos. Mas, para abrir uma padaria é preciso se traçar um planejamento e utilizar estratégias para tornar referência, se destacando no mercado para atrair e fidelizar o público.
Este artigo dará dicas básicas para se abrir e manter uma padaria de sucesso.
1.Planeje seu Negócio antes mesmo de existir
O primeiro passo, e um dos mais importantes, é traçar um plano estratégico de negócios. Esse plano dará um norte para todo o desenvolvimento da empresa, nele serão descritos todos os processos desde a abertura como: Valores de investimento e custos das etapas, público-alvo, diferenciais, etc.
Além dessas informações, é importante traçar prazos para alcance dos objetivos, quais as principais dificuldades, concorrentes, pontos fortes e fracos, etc.
A pesquisa de mercado deve ser feita junto com o plano de negócios, ela possibilita acesso a informações essenciais para o planejamento, escolha de local, atividades propostas, etc.
Com a pesquisa de mercado é possível entender as necessidades do mercado e se a ideia inicial consegue sanar essas necessidades.
Na pesquisa de mercado coleta-se informações como:
O que o público da sua região/bairro precisa?
Quais os produtos que mais adquirem?
É possível acrescentar algo novo?
Quem são os concorrentes e seus pontos fortes e fracos;
Qual o melhor local, etc.
Com essas informações básicas é possível criar um plano de negócios completo e diferenciar-se da concorrência.
2.Um serviço inovador
Após entender a demanda do público é preciso investir em estratégias inovadoras para atendê-lo. Além da variedade de pães, existe um novo mercado de variedade de estilos de serviços a serem prestados. Conheça alguns:
2.1. Padaria De Serviço
Esse é o tipo mais comum de padaria. Além pães e produtos de confeitaria, também são comercializados lanches, café, salgados e mais.
2.2. Padaria Boutique
Esses estabelecimentos, oferecem diversos produtos de fabricação própria além de comercializar itens importados, como queijos, embutidos e vinhos.
2.3. Padaria De Conveniência
Essas padarias são como uma mini mercearia, além de comercializar todos os produtos comuns ao mercado, oferecem mais uma infinidade de produtos.
3. A localização
A escolha de uma boa localização é essencial, pois, como já foi dito, o segmento possui muita concorrência.
Aposte em um local de fácil acesso e perto de locais com grandes aglomerações de pessoas ou próximo a residências e empresas. Os consumidores costumam selecionar onde fazer suas compras de acordo com a proximidade do local onde mora ou trabalha.
4. O sucesso de uma padaria não está apenas no produto
O sucesso de uma padaria não está somente na qualidade dos produtos oferecidos (mesmo que isso seja essencial) existem outros fatores que influenciam no sucesso do estabelecimento, fidelização dos clientes e aumento das vendas.
O atendimento deve ser de qualidade, o cliente deve se sentir acolhido. Invista em capacitação dos funcionários, todas a pessoas que trabalham na empresa transmite a identidade da marca. Recepcionistas educadas e atentas, equipe de limpeza assídua e profissionais prestativos e competentes fazem total diferença.
O marketing deve ser bem feito, não espere os clientes entrarem na sua padaria por conta própria, você deve chamar a atenção deles, atrair eles para dentro do seu negócio, inove nas estratégias e escolha muito bem sua localização.
5. Divulgue seu produto
Invista em divulgação dentro e fora da padaria. Faça com que as pessoas vejam seus produtos e se interessem pelo seu serviço, é importante despertar o interesse do consumidor.
Ofereça degustação de produtos, faça panfletos, contas nas mídias sociais e, principalmente, cuide do cliente. O marketing boca-a-boca ainda tem grandes efeitos e quando um cliente elogia, automaticamente, ele gera em outra pessoa o interesse por conhecer o local.
6.Dica Bônus
Ao abrir uma padaria, e qualquer outro segmento de empresa, o empreendedor passa por diversos processos burocráticos, tanto para comprar uma empesa ou franquia, quanto para iniciar uma é necessário criar um plano estratégico completo, o que possibilita visualizar os custos e retornos do investimento.
Para obter sucesso em todos os processos, conte com o auxílio de uma contabilidade. Um contador viabiliza os processos de abertura da empresa e auxilia na gestão da mesma.
Leve sempre em conta a opinião dos clientes e saiba receber feedbacks positivos e negativos. Esteja preparado para o mercado que escolheu, esteja atento às tendências do mercado e busque sempre oferecer novidades para os clientes.
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