COMO ABRIR UMA LOJA VIRTUAL? DICAS DE SUCESSO PARA E-COMMERCE
Em alta no mercado, muitas pessoas começam a dar mais atenção para as vendas online, com o intuito de abrir uma loja virtual. E elas são, de fato, uma boa pedida para quem quer empreender, uma vez que apresentam um baixo investimento se comparado às lojas físicas e apresentam grandes oportunidades de crescimento.
O mercado do e-commerce teve neste ano de 2018 um crescimento de 15% no Brasil e deve movimentar mais de 50 bilhões de reais na economia do país.
Por ser um novo mercado, muitas dúvidas podem surgir na hora de abrir uma virtual, por isso, trazemos nesse artigo algumas dicas para você ter seu e-commerce totalmente legalizado e fazer tudo sem dores de cabeça. Confira!
PARA ABRIR UMA LOJA ONLINE O QUE É PRECISO?
Essa é primeira pergunta da maioria dos empreendedores do mercado virtual, e, apesar de parecer simples existem alguns fatores que devem ser considerados.
Concorrência e Planejamento
Você precisa pensar na concorrência. Não é porque está em um ambiente online, que eles não merecem a sua atenção. Muito pelo contrário! Sejam concorrentes diretas do seu e-commerce ou indiretas – empresas que decidem comercializar os mesmos produtos que você em pouquíssimo tempo, você vai disputar a atenção dos clientes e precisa saber como vencer essa concorrência.
Mas a resposta é simples: você precisa conhecer a fundo o seu mercado! Mapear os concorrentes, o que eles fazem ou deixam de fazer, suas estratégias de marketing, de vendas e de precificação, definir um nicho e trabalhar com planejamento.
Depois disso, você pode se perguntar sobre a documentação e formalização da empresa.
CNPJ
No primeiro momento, para começar esse processo com a criação de um site, não será necessário ter um CNPJ constituído. Porém, no momento em que você der início às vendas, o CNPJ pode fazer toda diferença para o seu negócio.
Vale ressaltar que, independentemente do porte da empresa, é recomendável e muito importante que seja feita a formalização e prestação de contas à Receita Federal. Só assim você poderá emitir nota fiscal, além de obter outros benefícios que uma formalização pode trazer. E o mais importante: você vai transmitir mais segurança e credibilidade para os seus clientes.
– É mais fácil realizar a compra com fornecedores e grandes empresas, que vendem preferencialmente a pessoas jurídicas, oferecendo inclusive preços e condições de pagamento diferenciadas.
– Você consegue obter uma conta bancária de sua empresa, o que facilita o controle e também a liberação de crédito.
– O envio das mercadorias vendidas é facilitado, o correio tem limite para o envio de mercadorias por pessoas físicas além do processo ser mais complicado.
Além de todos esses benefícios, toda a renda obtida da atividade comercial deve ser declarada e tributada, aí está a grande diferença, na pessoa física o imposto pago é de 15 a 27%e na pessoa jurídica inicia em 4%, gerando enorme economia. Só lembrando que a Receita Federal tem acesso a toda venda realizada no cartão e boletos registrados, ficando fácil de realizar a cobrança do imposto.
Saiba mais sobre os riscos de vender como Pessoa Física (CPF)!
Tempo
Atualmente a abertura de empresa se tornou um processo bastante rápido, sendo oferecido até mesmo de forma gratuita por vários escritórios contábeis, como na WSC. O empreendedor só precisa escolher a natureza jurídica que mais se enquadra na sua situação e obter um endereço comercial para iniciar sua empresa, uma opção existente hoje, é utilizar o endereço fiscal de um coworking, que é uma opção rápida e barata para quem não quiser investir em um espaço físico.
Marketing
Tendo toda a parte legal regularizada, agora é hora de definir aspectos como: escolha do nome e plataforma a ser utilizada para sua loja. Isso pode fazer toda a diferença nas suas vendas.
E atenção!
– A formatação da marca é essencial! Escolha um nome forte, com uma logo bem elaborada e que conversem com seu público alvo. Vale a pena investir em profissionais para dar esse passo da forma correta!
– Escolha a plataforma a ser utilizada, existem soluções que já oferecem um site pré-formatado para vendas, o que reduz seu custo e ainda oferece uma gama de funcionalidades que facilitam o atendimento ao seu cliente. Algumas opções são: o Nuvemshop e a Shopfy. Mas faça sua pesquisa para descobrir a melhor para você!
– Faça marketing de conteúdo! Utilizando um blog ou as próprias redes sociais, crie conteúdos informativos e relevantes para seus clientes. Isso ajuda a deixar sua marca bem rankeada nas buscas do Google e ainda gera fidelização junto ao seu público alvo. Mas garanta que o conteúdo responda perguntas dos seus clientes e seja bem elaborado!
– Invista nos canais de atendimento, redes sociais, WhatsApp, chat, etc. O mais importante é você estar disponível para tirar as dúvidas do seu cliente e fechar vendas. O nome disso é relacionamento!
A WSC Contabilidade está presente para te auxiliar em todas as fases do negócio, com um custo reduzido e a confiabilidade de 30 anos de experiência de mercado. Nós somos a melhor opção para você, que quer contar com as condições ideais para o sucesso de sua empresa. Então, na hora de abrir uma loja virtual, conte conosco!