O ano de 2019 está apenas começando mas a expectativa com a recuperação da economia já está elevada. Estudos realizados por órgãos especializados apontam que o nível de confiança de empresários e consumidores se apresenta nos níveis mais altos dos últimos cinco anos. E isso significa mais dinheiro entrando na economia e nas empresas.
E com a perspectiva positiva, empreendedores já visualizam as melhores oportunidades, e a área de alimentação é uma das preferidas, mesmo em períodos de grande crise econômica continuou apresentando bons resultados, no ano de 2018 o crescimento do setor foi de 5 % e ele já representa 10% do PIB brasileiro.
Saiba neste artigo os principais pontos na hora de abrir uma lanchonete e conseguir lucrar alto:
1 – Escolha do Ponto
O primeiro passo e que pode definir o sucesso ou fracasso de seu negócio é a escolha do ponto.
Locais com alto índice de circulação de pessoas são os pontos ideais para instalação deste tipo de negócio. Pesquise por centros comerciais, portas de faculdade ou escolas, pontos de ônibus, hospitais e até mesmo em frente a grandes supermercados.
Estude também a possibilidade de instalação de quiosques dentro de pontos estratégicos, como escolas, faculdades, hospitais ou hipermercados, é uma grande oportunidade onde você tem um público garantido.
Faça um estudo minucioso, visite o local em diferentes dias e horários na semana, verifique se o fluxo de pessoas é fixo ou sazonal (que sofre com o período de férias por exemplo) e só opte por assinar um contrato de locação após um estudo detalhado do ponto.
DICA: Cuidado ao selecionar pontos onde o fluxo de pessoas provem de somente uma fonte, pois se houver uma mudança que independe de você, sua renda pode acabar. (Ex. uma lanchonete na porta de faculdade pode falir se essa mudar o local de entrada de seus alunos)
Dica, saiba porque é importante controlar o estoque!
2 – Cardápio
Um dos pontos que garantem o sucesso de uma lanchonete é seu cardápio, que deve estar totalmente alinhado com o público alvo, pois não adianta oferecermos um produto muito elaborado e custo alto se atendermos pessoas que valorizam somente o preço.
Além de conhecer seu público e sua demanda, toda lanchonete deve ter o seu carro chefe, aquele item que é especialidade da casa e que serve como atrativo
para os clientes, este deve ser amplamente divulgado e ter local de destaque. “Quem nunca foi em um local que tinha ‘a melhor coxinha’ da cidade?”
Uma grande aposta atualmente são os produtos “fit” e com baixa caloria, devido à preocupação das novas gerações com a saúde, possuir opções saudáveis são um grande atrativo ao público.
3 – Ambiente
Não importa o tamanho de sua lanchonete ou o público que ela atenda, um ambiente limpo e arejado é essencial para você conquistar seus clientes. Hoje existem vários itens de decoração com baixo investimento que podem fazer toda a diferença em seu comércio, vale a pena contar com a ajuda de um arquiteto ou decorador para montar uma lanchonete que encante aos olhos do cliente, isso pode fazer toda a diferença entre você e seus concorrentes.
Lembre-se na hora de alugar um local para seu negócio, que além da área de atendimento aos clientes, toda lanchonete precisa de uma pequena cozinha e um depósito para estoque.
4 – Plano de negócios
Com certeza dá para se ganhar dinheiro abrindo uma lanchonete, mas o primeiro passo com certeza é organizar as ideias no papel e verificar a viabilidade financeira do empreendimento.
Segundo estudo do SEBRAE, 50% das empresas fecham após o primeiro ano, e o principal motivo é a falta de planejamento e capital de giro.
Neste momento inicial devem ser levantados os investimentos para abertura da empresa, e o principal, o capital de giro, que é o recurso que a empresa precisa para se manter até começar a firmar sua clientela. Sobre esses levantamentos o empreendedor pode estabelecer suas metas mensais e diárias de vendas.
Para elaboração do planejamento estratégico o apoio de um profissional é essencial, a WSC Contabilidade é especialista no assunto e pode te dar todo o suporte nesse momento.
Saiba o que a contabilidade pode auxiliar sua empresa
5 – Franquias
Uma boa opção para quem já possui um Capital constituído é a compra de uma franquia, existem hoje no mercado várias marcas constituídas que já oferecem um modelo de negócios estruturado, desde a decoração até mesmo a cadeia de fornecedores e o principal, um nome já conhecido do público.
É uma alternativa que reduz o trabalho na estruturação do negócio porém que possui um valor um pouco mais elevado para aquisição.
DICA EXTRA!
Cuidado com as comidas da moda, de tempos em tempos surge uma grande novidade no mercado que apresenta que é desejada por todos, então esse tipo de negócio se viraliza rapidamente, o que gera um aumento de concorrência e diminuição nos lucros.
O grande problema dessas modas sazonais é que da mesma maneira que surgem repentinamente, o seu fim também pode ser de forma drástica. Então sempre acompanhe o mercado e tenha indicadores para saber se é um negócio viável ou somente sazonal.
“Quem não se lembra das paletas mexicanas? Foi um grande boom que ocasionou a abertura de inúmeras novas lojas, porém que rapidamente sumiu do mercado.”
Leia também nosso conteúdo sobre a tributação de uma lanchonete e os modelos jurídicos que poderão ser escolhidos na constituição, se é benéfico ser uma sociedade ou empresa individual.
A Wsc Contabilidade está sempre a frente do mercado para oferecer o melhor em serviços contábeis, a você, ainda não é nosso cliente? Clique no ícone do whatsapp e vamos conversar.