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Como abrir uma academia

O mercado fitness tem se tornado cada vez maior, pois o brasileiro tem se preocupado mais com alimentação, saúde, estética e vida saudável. Isso pode ser comprovado pelo aumento do número de academias em todo o país, de acordo com a revista EXAME, só em 2018 já era mais de 33 mil unidades abertas.

Para muitos isso pode significar um mercado, porém, com criatividade e planejamento é possível encontrar o nicho ideal e fidelizar pessoas que procuram por diferenciais específicos como: qualidade dos profissionais, atividades propostas, etc.

Montar uma empresa tem exige o cumprimento de diversas burocracias, mas é um investimento válido, com organização e comprometimento é possível se destacar no mercado e crescer no segmento escolhido.

Nesse artigo daremos 5 dicas básicas para começar o investimento no mercado de academias com planejamento a curto e longo prazo.

1. Faça um plano de negócios

O primeiro passo, e um dos mais importantes, é traçar um plano estratégico de negócios. Esse plano dará um norte para todo o desenvolvimento da empresa, nele serão descritos todos os processos desde a abertura como: Valores de investimento e custos das etapas, missão e objetivos da academia, público-alvo, diferenciais, etc.

Além dessas informações, é importante traçar prazos para alcance dos objetivos, quais as principais dificuldades, concorrentes, pontos fortes e fracos, etc.

Para se ter informações precisas é importante fazer uma pesquisa de mercado

2. Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado deve ser feita junto com o plano de negócios, ela possibilita acesso a informações essenciais para o planejamento, escolha de local, atividades propostas, etc.

Com a pesquisa de mercado é possível entender as necessidades do mercado e se a ideia inicial consegue sanar essas necessidades.

Na pesquisa de mercado coleta-se informações como:

  • Quantas pessoas frequentam ou têm interesse de frequentar academias;
  • Qual a média de idade dessas pessoas;
  • Qual a margem de preço;
  • Quem são os concorrentes e seus pontos fortes e fracos;
  • O que as pessoas gostariam que tivesse em uma academia ideal;
  • Qual o melhor local, etc.

Com essas informações básicas é possível criar um plano de negócios completo e segmentar um nicho específico que a academia possa atender com qualidade, se tornando referência de mercado e fidelizando o público.

3. Abrindo a Empresa

Após a confecção de um plano de negócios é necessário começar o processo burocrático abrir e legalizar a academia.

Para registrar a empresa é preciso passar por alguns processos e órgãos municipais, estaduais e federais, para obter NIRE, CNPJ, alvará de funcionamento etc.

  • Primeiramente o empreendedor deve se dirigir a Junta Comercial do Estado ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica com os seguintes documentos: RG, CPF contrato social, Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e os juros pagos por meio do DARF; Para reconhecer firma e obter o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas).
  • Com o NIRE em mãos, o próximo passo é se registrar no Site da Receita Federal para obter o CNPJ.
  • Com todos os documentos em mãos, deve-se ir até a prefeitura municipal para solicitar o alvará de funcionamento para a academia, sem o qual a empresa não pode funcionar.
  • Por fim, o empreendedor deve-se dirigir até a Caixa Econômica Federal para realizar a inscrição estadual e realizar o cadastro na Previdência Social (INSS/FGTS).

Após todos esses passos a empresa está finalmente apta para começar a funcionar.

Dica: Para todo o processo burocrático conte com o auxílio de uma empresa de contabilidade. O desgaste é muito menor e não há possibilidade de pular alguma etapa ou se cometer algum erro

4.O local e equipamentos

 A partir da pesquisa de mercado, escolha um local próximo ao seu público alvo, que seja de fácil acesso e que possibilite manter a média de custo que seu público se dispôs.

Para escolher o local ideal, leve em conta a quantidade de equipamentos que serão oferecidos, os tipos de atividades propostas e qual a taxa esperada de crescimento. Assim não terá gastos inesperados por ter que mudar a localização da academia devido ao crescimento do número de clientes.

Também identifique os equipamentos que farão parte da academia, esse é o maior custo de investimento. Pesquise quais exercícios e equipamentos estão fazendo mais sucesso e se eles se adequam ao que a academia gostaria de ofertar.

Além disso, preze pela qualidade dos equipamentos, fazer um investimento alto e de boa qualidade é mais viável que um investimento baixo em uma qualidade inferior que fará despesas futuras de manutenção e troca.

5.Contrate os melhores profissionais

 Não é necessário ter formação em educação física para se abrir uma academia, mas é preciso ter profissionais formados e capacitados na equipe.

Invista em profissionais que queiram fazer parte da equipe. Todas a pessoas que trabalham na empresa transmite a identidade da marca. Recepcionistas educadas e atentas, equipe de limpeza assídua e profissionais prestativos e competentes fazem total diferença.

A quantidade de funcionários deve ser de acordo com a quantidade de clientes, também deve-se levar em conta os turnos e o horário de funcionamento da academia, pois alguns horários costumam ter um número maior de alunos.

6.Dica Bônus

Tenha sempre uma contabilidade para auxiliar na abertura e gerenciamento da empresa.  O contador faz o cálculo de valores de custos, acompanhamento de folhas de pagamento, taxas fixas, impostos e ajudam a manter as contas em dia, evitando juros e multas.

Seguindo todas essas dicas, você está apto para abrir seu próprio negócio. Apesar das burocracias, o investimento em academias é algo rentável. A forma de gerenciamento da empresa é o diferencial para os resultados serem positivos ou negativos.

Esteja preparado para o mercado que escolheu, busque estudar, entender as demandas de mercado e novidades. Se empenhe em sempre oferecer algo novo para os clientes, isso é um diferencial e gera a fidelização.

Então, gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais ou deixe nos comentários suas dúvidas ou dicas para esse mercado.

Nós, da Wsc Contabilidade teremos muito prazer em responder.