Você sabe quais são os passos necessários para abrir uma loja de roupas de sucesso?
Após dois anos em queda, o setor varejista de nosso país conseguiu apresentar um quadro de reversão positivo.
No último ano, conforme os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor apresentou um crescimento de 5% em relação o ano anterior.
Dentre os setores que mais se destacam na pesquisa, estão os de vestuário e calçados, que fecharam o ano anterior em alta no mercado.
Atentos as necessidades deste mercado, preparamos para o nosso leitor um passo a passo de como abrir uma loja de roupas. Acompanhe a seguir!
Como abrir uma loja de roupas: fique atento ao plano de negócios
Todo empreendedor que deseja abrir uma loja de roupas precisa ficar atento a elaboração de um bom plano de negócios.
Por meio dele, é possível montar um negócio de sucesso, eliminando assim a insegurança na hora de empreender, como também a reduzir as chances de erros.
Uma vez que este importante documento permite detectar quais são as particularidades do mercado, ampliando assim as perspectivas e oportunidade a médio e longo prazo.
Isso quer dizer que tal ferramenta irá contribuir para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla e precisa do real potencial de seu empreendimento.
A fim de ajudar nossos leitores, preparamos um passo a passo para abrir uma loja de roupas, confira:
1 – Identifique seu público-alvo
O primeiro passo para abrir uma empresa é saber identificar qual o seu público-alvo. Afinal de contas, como abrir uma loja de roupas sem conhecer os hábitos de consumo e comportamento do consumidor que deseja atingir?
Diante disso, é preciso realizar uma profunda análise sobre os seus potenciais clientes.
Isto porque, mesmo que já tenha decidido em qual nicho deseja atuar, é fundamental compreender informações específicas como estilo, faixa etária, potencial aquisitivo.
Dessa maneira, existem algumas perguntas práticas que podem ajudar o empreender neste exercício. São elas:
- Que tipo de roupas o público X costuma vestir?
- Quais são as marcas favoritas?
- Qual o biótipo deste público?
- Serão peças de grifes ou de preços populares?
Uma vez respondidas estas perguntas e definido o seu público, o empreendedor poderá pensar na criação de um mix de produtos para sua loja.
2 – Estruture seu planejamento financeiro
Um dos erros mais cometidos por quem está empreendendo é deixar de lado o planejamento financeiro.
No entanto, todo dono de empresas precisa realizar o registro de suas movimentações financeiras, antes mesmo de abrir as portas de seu novo estabelecimento.
Além disso, o planejamento financeiro permite ir além do controle de despesas, ele permite fazer projeções de receitas, estabelecer metas e objetivos.
Enfim, esta importante ferramenta contribui para a saúde financeira de todo o empreendimento.
Leia mais: Reestruturação Financeira: Dicas De Como Planejar As Finanças Em Situações Adversas.
3 – Faça o controle do estoque
Outro ponto importante, no qual um empreendedor precisa se ater está relacionado ao controle de estoque. Se torna basicamente impossível possuir um bom posicionamento no mercado, sem praticar um bom controle de estoque.
Sendo assim, o primeiro passo será manter todo o estoque de produtos organizado, uma vez que sua desorganização pode acarretar a perda de vendas por falta de produtos.
Diante disso, fazer o inventário de todo estoque de forma periódica permite um maior controle. Além disso, permite também identificar quais produtos estão tendo mais saídas e quais estão parados em estoque.
Aprenda conosco: Dicas para fazer uma boa gestão de estoque.
4- Considere abrir uma loja virtual
Abrir uma loja virtual pode ser considerado uma excelente alternativa. O segmento de moda dentro dos e-commerce tem sido um dos que mais vem crescendo. E, por este motivo, esta alternativa não deve ser desconsiderada.
Além disso, uma das grandes vantagens de abrir uma loja de roupas virtual está relacionada ao empreendimento físico, que de início apresenta um investimento inicial de menor custo.
Aproveite para ler: Preciso ter um CNPJ para abrir uma loja virtual? Como faço?
5-Divulgação de uma loja de roupas
Ao abrir uma loja de roupas, será preciso pensar em como irá realizar a sua divulgação. Uma boa dica é não deixar para iniciar sua divulgação somente após sua abertura.
Diante disso, investir em estratégias de marketing para a promoção de sua marca e nome da empresa é a melhor saída.
Dito isso, busque apoio de profissionais qualificados, que possam criar um plano de comunicação para toda loja, permitindo fazer o uso tanto das mídias sociais como também a impressa.
Agora que o leitor já sabe como tirar seus sonhos do papel e abrir uma loja de roupas, chegou o momento de arregaçar as suas mangas.
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