Embora pareça simples nunca é fácil montar uma empresa do zero, e com lanchonete não é diferente. O setor de alimentos é uma área bem rentável, por isso se você seguir as dicas de como abrir uma lanchonete abaixo vai ter ótimos resultados.
Segundo a matéria da Agência Brasil, o faturamento do setor de alimentos brasileiro cresceu 2,08% em 2018, ao atingir R$ 656 bilhões, somadas as exportações e as vendas para o mercado interno. Os dados foram divulgados hoje (13) pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), na capital paulista.
O setor gerou no ano passado 13 mil postos de trabalho. Segundo a Abia, o total de investimentos em ativos e fusões e aquisições alcançou R$ 21,4 bilhões, com aumento de 13,4% em relação aos R$ 18,9 bilhões registrados em 2017.
Disso isso, as lanchonetes vêm como modelo de negócio que movimenta mais de R$500 bilhões por ano, segundo a pesquisa feita pela Associação Brasileira da Industria de Alimento (ABIA).
Também, segundo dados do IBGE, o gasto mensal médio dos brasileiros que se alimentam fora de casa é de R$ 145,00 nas cidades. Cerca de 24% desse gasto é referente ao consumo de café, leite, sanduíches, salgados, lanches, refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas.
Até 2020, estima-se que 50% do valor gasto com alimentação, seja feito fora de casa.
Passos a passos de como abrir uma lanchonete
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Análise dos perfis dos clientes
O público-alvo de uma lanchonete geralmente é composto por pessoas que moram no bairro, ou trabalham e estudam no seu local. Dito isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado da sua região e também analisar seus futuros clientes.
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Localização
Depois de definir qual será seu público, deve-se olhar uma boa localização. Quanto mais movimentado a rua melhor o ponto comercial. Hábitos de consumo e até mesmo preços, devem estar alinhados com as características específicas do público que você tem.
Locais perto de escolas e faculdades costumam trazer ótimos resultados em função do fluxo de pessoas. Vale à pena fazer um bom investimento maior nessa parte, tudo para que seu cliente tenha a melhor experiência na sua lanchonete.
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Estrutura e equipamentos
Uma boa estrutura garante conforto e segurança para seu cliente. Logo um cliente que entra num estabelecimento e vê que é um ambiente bem cuidado, ele tende a dar um feedback positivo e retornar no estabelecimento.
Também é necessário pensar nos equipamentos que serão ser utilizados, desde dos das cozinhas e do estabelecimento. Além disso, os utensílios também devem estar na sua conta do investimento.
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Franquia ou negócio do zero
Você como empreendedor pode escolher se quer uma franquia ou começar sua ideia do zero. Todas as ideias são validas aqui desde que tenham fundamento para seus clientes.
Existem vários tipos de franquias rentáveis como por exemplo: Cacau Show, Mac Donalds, Rei do Pastel. Vale à pena dar uma olhada para escolher o melhor modelo de negócio para você.
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Investimento da lanchonete
Se você quer começar seu espaço do zero, o seu investimento deve ficar em torno de R$12 mil, dependendo do local e as características do estabelecimento.
Uma boa vantagem de abrir uma lanchonete é o retorno do investimento que é rápido, pois como maior parte do comprar são pagas à vista, o giro é alto e não necessário empatar o capital a longo prazo. Mas nada disso impede que você faça uma poupança para que seja seu dinheiro reserva.
Documentos necessários para abrir uma lanchonete
- Cópia autenticada do RG e CPF
- Comprovante de residência
- Folha espelho do IRPF
- IPTU do imóvel
- Cópia do contrato de Locação ou Compra e Venda
- Alvará de funcionamento
- Alvará do corpo de bombeiros
- Alvará da vigilância sanitária
Regime Tributário para uma lanchonete
Por mais que um bar ou restaurante também revenda mercadorias, estes estabelecimentos são, majoritariamente, de serviços. Consequentemente, ele terá que pagar os seguintes impostos, independentemente do regime tributário de sua escolha.
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS;
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS;
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL;
- PIS/Cofins;
- Contribuição sindical dos funcionários;
- INSS e FGTS dos funcionários;
- Taxas municipais, como o IPTU do imóvel onde o estabelecimento funciona. Consulte a prefeitura da sua localidade para saber quais são os valores.
Como manter a lucratividade de uma lanchonete
Para manter o lucro de uma lanchonete, você empreendedor pode ficar atento a 3 pilares importantes:
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Qualidade do produto
Investia em um produto de qualidade. Escute as reclamações e as críticas dos seus clientes. E você não deixe de fiscalizar o seu produto também, se atender as suas necessidades poderá atender as dos clientes.
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Atendimento
Isso é fato! Consumidores não voltam a locais de com atendimento ruim. Então preze por um atendimento de qualidade com educação e bom humor. Treine sua equipe de funcionários para ser respeitoso com o cliente.
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Inovação
O mundo moderno de hoje pede uma inovação. Logo, não deixe sua lanchonete parada no tempo, crie novos serviços que vão agregar no seu negócio. Porém, não fuja da sua missão original, pois nada vale um bom serviço se ele não representa seu espaço.
Para buscar uma novidade converse com o seu público e descubra quais novidades eles gostariam de encontrar na lanchonete.
Divulgue sua lanchonete
As redes sociais são uns grandes aliados na hora de divulgar o seu serviço. Com isso invista em campanhas de marketing, anúncios e panfletagem. Uma página bonita expondo seu serviço agrega um valor muito grande a sua marca. Lembre-se de tirar fotos reais do seu produto/serviço, nada de fotos ilustrativas.
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