Chegamos ao meio do ano de 2019 e a economia começa a dar sinais de recuperação. Os níveis de confiança do consumidor estão elevados e isso representa que a possibilidade das famílias brasileiras aumentarem seus gastos é grande, o que pode gerar um aumento de faturamento para as empresas.
Com o cenário favorável, a grande dúvida do empresário é: “Como vender mais?”, saiba neste artigo 6 técnicas de vendas infalíveis para sua empresa decolar neste ano.
O que todo empresário deveria saber:
Vender é um processo! E existem algumas etapas que devem ser observadas para que as vendas sejam concluídas com sucesso. As grandes empresas investem milhões de dólares todo ano em estudo do processo de venda para aumentarem seus lucros, a boa notícia é que muitos desses estudos são disponibilizados na internet e iremos passar para você abaixo as mesmas técnicas que gigantes do varejo utilizam para vender mais.
Entenda que vender mais nem sempre é a solução para empresa.
1 – Entenda seu cliente
Pode parecer uma coisa simples, mas poucos empresários realmente trabalham para entender seu cliente. O cliente é a vida da empresa, é ele que mantém a empresa viva, e todos os esforços devem ser feitos para entender quem é o seu público alvo, qual sua rotina, o que o fez escolher sua loja e principalmente, qual é sua dor. A empresa que consegue resolver um problema de um cliente de maneira satisfatória consegue um propagador gratuito de sua marca.
Então converse com seu cliente, faça pesquisas para entende-lo melhor, crie um cadastro e atualize com os dados básicos de seu cliente, se ele tem filhos, se é casado, etc.
“As startups tem apresentado um crescimento espetacular porque focam toda sua organização em entender e solucionar um problema único na vida de seus clientes.”
2 – PRESENÇA VIRTUAL
Quem conhece uma pessoa que não utiliza internet atualmente? Difícil pensar em alguém, isso porque o mundo está cada vez mais conectado. E se seu cliente passa muito tempo na internet é lá que você deve estar.
“25% da população brasileira já realiza compras online, e a projeção é de aumento a cada ano”.
Aliar a loja física com estratégias virtuais é uma ferramenta muito utilizada por grandes empresas e que pode representar um grande aumento nas vendas. Crie um site estruturado e também esteja presente nas redes sociais, utilizando ainda o whatsapp como uma ferramenta para estreitar os laços com seus clientes. Investindo muito pouco, é possível atingir um público que você dificilmente alcançaria com outro tipo de anúncio.
Alerta: Conte com a ajuda de um profissional, se mal utilizada, as mídias digitais podem ser prejudiciais as empresas.
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3 – Organize sua loja
Todos já sabem que uma vitrine bonita e bem organiza ajuda a atrair clientes para a loja, porém, a maneira como as mercadorias são dispostas também pode ajudar a aumentar suas vendas.
Sempre coloque os itens que possuem maior saída na porta da loja para atrair o cliente a entrar, e posicione próximo ao caixa as mercadorias de menor valor, que podem ser compradas por uma decisão de última hora. É importante também manter um estoque organizado para poder oferecer ao cliente o que ele precisa de maneira ágil. Lembre-se, uma loja com um visual limpo, onde as mercadorias são fáceis de visualizar e procurar podem aumentar as vendas.
Saiba como o estoque pode aumentar seus lucros
4 – Pós Venda
É muito mais barato vender a um cliente antigo que conquistar um novo. Valorize quem já compra de você, crie um programa de fidelidade, onde o cliente ganha descontos a cada vez que volta a sua loja para comprar. Aliado a isso, crie cadastros e conheça a rotina do seu cliente para que você possa mandar promoções e informar sobre novidades em sua empresa.
E nunca se descuide do pós venda, se um cliente voltou em sua loja para reclamar trate-o com educação, entenda o problema e apresente soluções rápidas e fáceis. Um cliente insatisfeito ira falar mal de sua empresa ao máximo de pessoas que puder.
5 – Aumente o ticket médio
“Alguma vez você já foi em um fast food e comprou apenas um hambúrguer, ou parece mais vantajoso comprar um combo com hambúrguer, batata e refrigerante?”
Aumentar o ticket médio é fazer o seu cliente gastar mais a cada compra. Você pode se utilizar da tática do combo, onde produtos complementares são vendidos juntos por um preço mais atrativo (Ex: Calça + Blusa + Acessório ou Chuveiro + fita + conexões). Outra tática muito utilizada é a metade do preço na segunda peça, ao invés de oferecer um desconto apenas no preço que leva o cliente a adquirir só um item, o desconto é dado somente na compra da segunda peça. (ex: compre 3 unidades e a 3ª sai pela metade do preço).
6 – Invista em Recursos Humanos
Nós dissemos que o cliente é a alma do negócio, mas quem atende os seus clientes são os funcionários. Caso seus vendedores não sejam os melhores, seu cliente estará sendo mal atendido.
Invista na contratação de profissionais qualificados e mantenha um treinamento constante, o vendedor é a cara da sua empresa. Não caia na tentação da mão de obra barata e mal qualificada, as vezes um funcionário R$300,00 mais caro pode gerar um lucro de R$5.000,00 a mais pra sua empresa.
“Pior que treinar um funcionário e ele sair da empresa é não treinar um funcionário e ele ficar.”
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